BAGÉ WEATHER

Mandato

Eleitos de Bagé são diplomados pelo TRE/RS

Rodrigo Farias/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Foram diplomados, governador, vice, senadores e deputados estaduais e federais

A cerimônia de diplomação dos eleitos 2022 ocorreu nesta segunda-feira , no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Na ocasião, o governador eleito Eduardo Leite, o vice-governador Gabriel Souza, o senador Hamilton Mourão, a primeira suplente de senador, Liziane Bayer, o segundo suplente de senador, Coronel Mário Adreuzza, os 31 deputados federais e os 55 estaduais receberam seus diplomas.

De Bagé foram diplomados, Adriana Lara (PT), Luiz Fernando Mainardi (PT) e Afonso Hamm (PP).

O presidente do Tribuna Regional Eleitoral ( TRE-RS), desembargador Francisco José Moesch enalteceu a importância da diplomação como sendo o ápice do processo eleitoral, do reconhecimento da vontade do eleitor expressa nas urnas. A diplomação é o ato público pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são os eleitos que se habilitam a exercer o mandato político que postularam a partir do registro de suas candidaturas.

Corroborou que a realização de um processo eleitoral íntegro é fundamental para o estado democrático de direito e deve ser perseguido por todos os atores eleitorais: Poder Judiciário, Ministério Público, partidos, candidatos, meios de comunicação e eleitores.

Recordou o legado das autoridades gaúchas que tiveram destaque na história da Justiça Eleitoral brasileira: Assis Brasil, Maurício Cardoso, e Moysés Viana. Sustentou que democracia não consiste somente na escolha periódica de governantes, por meio do voto livre e secreto. A democracia é o exercício constante do diálogo e da compreensão das diferenças, na persecução do bem comum.

Em seguida, teve início a entrega dos diplomas, na seguinte ordem: deputados estaduais, deputados federais, segundo suplente de senador, primeiro suplente de senador, senador, vice-governador e governador.

Encerrada a entrega de todos os diplomas, o governador Eduardo Leite fez seu discurso. Reconheceu estar passando por uma condição muito peculiar, pois é primeira vez que um político recebe um diploma pela segunda vez, para exercer a função de governador do Rio Grande do Sul. Mostrou-se grato e entusiasmado, mas ciente da responsabilidade que terá nos próximos anos Sustentou que a sua eleição significa uma vitória coletiva, porque é produto da democracia em meio a polarização.


Câmara escolhe novo presidente Anterior

Câmara escolhe novo presidente

Orçamento de mais de 600 milhões está em votação Próximo

Orçamento de mais de 600 milhões está em votação

Deixe seu comentário