BAGÉ WEATHER

Alerta

Bagé confirma primeiro caso de dengue do ano

Divulgação/Fiocruz imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência divulgou, no final da tarde dessa sexta-feira, que foi confirmado o primeiro caso de dengue do ano em Bagé. O caso é importado. Ou seja, o contágio não aconteceu dentro da cidade. Conforme a divulgação da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, um residente em Bagé foi visitar familiares na cidade de Santa Maria e retornou apresentando sintomas da doença.


Ainda conforme a divulgação, todos os procedimentos previstos em protocolo já foram realizados pela Vigilância Epidemiológica. "A paciente está em resguardo, cumprindo todas as orientações, entre elas boa hidratação e repouso. Todos os familiares estão sendo monitorados e ninguém apresenta sintomas", informou.


"Vale destacar, ainda, que a Vigilância Sanitária já cumpriu todos os procedimentos de pesquisa e delimitação de área nos arredores da residência do paciente e, em breve, realizará o fumacê, procedimento de higienização, com autorização da Vigilância Estadual", enfatizou.


No início deste mês, o coordenador da Vigilância em Saúde de Bagé, Geraldo Gomes, enfatizou que os bageenses devem redobrar os cuidados para evitar a proliferação do aedes aegypti e isso independe da chegada do frio, com o avanço do outono. "Está aparecendo muita incidência de focos do aedes aegypti noutras regiões do Estado mesmo com o frio", alertou. "Hoje, a situação é bem diferente de anos atrás. Antes, o mosquito, com o frio, diminuía a incidência. Hoje, não é mais assim", sustentou.


Nesta semana, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde confirmou a ocorrência do sexto óbito por dengue no ano no Estado. Também nesta semana, a Vigilância em Saúde de Bagé confirmou que, na próxima semana, começa o segundo Levantamento de Índice Rápido do ano. O Lira busca verificar a situação da infestação de mosquito da dengue na cidade. 


No primeiro Lira, concluído em fevereiro, de acordo com informações repassadas pela Vigilância à reportagem, na ocasião, foram visitados 1 746 imóveis do município. Desse montante, 5,3% tinham focos do mosquito da dengue. Ou seja, foram encontradas larvas do aedes aegypti em cerca de 40 imóveis.



Principais sintomas da dengue

Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias

Dor atrás dos olhos

Dor de cabeça

Dor no corpo

Dor nas articulações

Mal-estar geral

Náusea

Vômito

Diarreia

manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira

Bagé confirma primeiro caso de dengue do ano Anterior

Bagé confirma primeiro caso de dengue do ano

Santa Casa não registra paralisação de médicos Próximo

Santa Casa não registra paralisação de médicos

Deixe seu comentário