BAGÉ WEATHER

Folia

Curiosidades sobre o Carnaval no Brasil e no mundo

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Carnaval é uma das festas mais populares e esperadas do Brasil. Com uma história que remonta aos tempos coloniais, a festa de carnaval evoluiu ao longo dos anos para se tornar um evento culturalmente rico e diverso, com diferentes tradições em cada região do país. Mas, além das escolas de samba, blocos de rua e fantasias extravagantes, o carnaval também é repleto de curiosidades interessantes.

Uma dessas curiosidades é a origem do nome "Carnaval". A palavra vem do latim "carnem levare", que significa "retirar a carne". A festa tem esse nome porque é celebrada antes da Quaresma, um período de abstinência e penitência na tradição cristã. Durante a Quaresma, os fiéis são incentivados a se abster de carne e outros prazeres mundanos.

Outra curiosidade do Carnaval é a tradição do Zé Pereira. Esta é uma figura presente em várias cidades do Brasil, especialmente no Nordeste, que marca o início das festividades. O Zé Pereira é um boneco gigante que é carregado pelas ruas da cidade, acompanhado por uma banda de música. A tradição tem origem portuguesa e foi trazida para o Brasil pelos colonizadores.


No mundo

Confira algumas das muitas celebrações de carnaval em todo o mundo, cada uma com suas próprias tradições e características únicas. Em comum, todas as festas são uma celebração da alegria, da música e da cultura, e atraem pessoas de todas as idades e origens.


Mardi Gras, Nova Orleans, EUA

O Mardi Gras é um dos eventos mais antigos e conhecidos dos Estados Unidos. Celebrado em Nova Orleans, a festa começa duas semanas antes do Dia de Mardi Gras, com desfiles de carros alegóricos e festas em todo o Estado da Louisiana.

Carnaval de Veneza, Itália

O Carnaval de Veneza é um dos mais antigos do mundo, remontando ao século XI. Os participantes usam máscaras elaboradas e fantasias para percorrer as ruas estreitas e canais da cidade. A festa dura duas semanas e é conhecida por sua atmosfera mágica e romântica.

Carnaval de Colônia, Alemanha

O Carnaval de Colônia é um dos maiores eventos de carnaval da Europa. A festa começa no dia 11 de novembro, mas as principais celebrações acontecem durante a semana antes da Quarta-Feira de Cinzas. As pessoas usam fantasias coloridas e participam de desfiles e festas em toda a cidade.

Carnaval de Barranquilla, Colômbia

O Carnaval de Barranquilla é considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A festa tem origem na cultura indígena e africana, e é conhecida por suas danças, músicas e fantasias elaboradas. As celebrações começam no sábado anterior à Quarta-Feira de Cinzas e duram quatro dias.

Carnaval de Nice, França

O Carnaval de Nice é um dos maiores e mais antigos da França. As celebrações duram duas semanas e incluem desfiles de carros alegóricos, músicas, danças e exibições de fogos de artifício. O carnaval tem uma longa história e é conhecido por suas criações artísticas e criativas.

Carnaval de Trinidad e Tobago

O Carnaval de Trinidad e Tobago é conhecido por sua música, dança e diversidade cultural. As celebrações duram vários dias e incluem desfiles de fantasias coloridas e exuberantes, música e dança. A festa é considerada uma das mais animadas e vibrantes do mundo.


A tradição das máscaras

Uma das tradições mais marcantes do Carnaval é o uso de máscaras, que remonta a tempos antigos. As máscaras de Carnaval têm uma longa história e são uma parte importante da cultura popular em muitas regiões.

As máscaras de Carnaval foram usadas pela primeira vez na antiga Grécia, onde eram usadas em festas e celebrações em homenagem aos deuses. As máscaras também eram usadas no teatro grego para representar personagens e emoções. Essa tradição foi posteriormente adotada pelos romanos, que usavam máscaras em suas festas e celebrações.

No entanto, a tradição das máscaras de Carnaval se tornou mais popular na Idade Média, especialmente na Itália. As pessoas usavam máscaras para esconder suas identidades e se misturavam com os ricos e poderosos. Com o tempo, as máscaras de Carnaval se tornaram cada vez mais elaboradas e decoradas, com penas, lantejoulas e outros adornos.

Na Itália, a cidade de Veneza se tornou especialmente famosa pelas suas máscaras de Carnaval, que eram feitas à mão por artesãos locais e apresentavam designs complexos e belos. Hoje em dia, as máscaras de Carnaval são populares em todo o mundo e vêm em uma ampla variedade de estilos e designs. Elas são usadas em festas, bailes de máscaras e desfiles de Carnaval, e são uma forma divertida e criativa de celebrar a cultura popular e a tradição do Carnaval.


A Quarta-Feira de Cinzas

Trata-se de um dia importante para os cristãos, especialmente para a Igreja Católica. É o primeiro dia da Quaresma, um período de 40 dias que antecede a Páscoa. Durante a Quaresma, os fiéis são convidados a fazer penitência, meditar e se preparar para a celebração da ressurreição de Cristo.

Na Quarta-Feira de Cinzas, os católicos participam de uma cerimônia em que as cinzas são aplicadas na testa em forma de cruz. As cinzas são feitas a partir das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior. A aplicação das cinzas é um gesto simbólico de humildade e penitência, que lembra a efemeridade da vida e a necessidade de se arrepender dos pecados.

Além de seu significado religioso, a Quarta-Feira de Cinzas também marca o final do Carnaval em muitos países, incluindo o Brasil. É um dia de "ressaca moral" para muitos foliões, que retornam à rotina após vários dias de festa.

O Enterro dos Ossos

O "Enterro dos Ossos" é uma tradição portuguesa que ocorre após o período de Carnaval, geralmente na Quarta-Feira de Cinzas. Essa tradição é comum em algumas regiões de Portugal, especialmente em Lisboa e na ilha da Madeira. É uma tradição que tem suas raízes no passado, quando as pessoas acreditavam que o Carnaval era um período de excessos e que era preciso se purificar antes do início da Quaresma. Hoje em dia, a festa é vista como uma oportunidade de se despedir do Carnaval de forma alegre e festiva, antes de se recolher em um período de reflexão e penitência.

Carnaval dos blocos mobiliza bageenses Anterior

Carnaval dos blocos mobiliza bageenses

Carnaval do Meio-dia é atração na Sete Próximo

Carnaval do Meio-dia é atração na Sete

Deixe seu comentário