BAGÉ WEATHER

Pecuária

Bagé sedia Exposição Nacional Hereford e Braford

Luciano Madeira imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Pelo segundo ano consecutivo, o Parque Visconde Ribeiro Magalhães, da Associação e Sindicato Rural de Bagé, abre as porteiras para a Exposição Nacional de Hereford e Braford. Os pujantes animais das raças britânicas começaram a chegar no parque nesse domingo. Até o dia 28 de maio, os olhares de criadores e expositores se voltam para a Rainha da Fronteira. A mostra conta com julgamentos, remates, palestras, concurso gastronômico e degustação de carne Hereford. O Remate Virtual Conexão Pampa Outono abriu a agendas de remates, na noite de ontem.

O presidente do Núcleo de Hereford e Braford da Região da Campanha, Galvão Coelho Caminha, ressaltou que essa é a maior exposição das raças do Brasil. O dirigente frisou que a mostra do ano passado foi a maior nacional da história e que esta edição tem tudo para superar a de 2022.

De acordo com o gerente de Operações da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Felipe Azambuja, a exposição deste ano superou os números da edição passada, que foi até então considerada a maior da história das raças. Segundo ele, a mostra conta com 455 animais e 60 cabanhas participantes, o que representa 10% a mais do que a do ano passado. “É uma grande satisfação para a associação de Hereford e Braford esse crescimento. Isso demonstra o crédito que essas duas raças têm para a pecuária nacional”, pontuou.

Azambuja informou que a exposição tem participantes de municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Sergipe. “É uma honra estar neste palco que é Bagé, com esses números importantes”, complementou.

A noite de quinta-feira será marcada pelo remate presencial e virtual Rumo ao Mundial, às 19h. Azambuja enfatizou que esse leilão já é uma preparação para 2025, quando o Brasil irá receber muitos países.

Segundo o gerente da ABHB, as duas raças estão em plena expansão e hoje têm animais registrados em todos os Estados brasileiros. Azambuja comentou que a carne Hereford está cada vez mais fechando parcerias nos frigoríficos. “Temos ainda um mundo para crescer”, prospectou.

Economia da cidade
Além dos limites das porteiras da Rural, Felipe Azambuja lembrou que o evento é muito importante para Bagé – porque envolve a rede hoteleira e restaurantes.
O presidente do núcleo disse ser um alerta para sociedade bageense o fato de o município sediar o maio evento das raças Hereford e Braford, dentro da Associação e Sindicato Rural.

"Compareçam e prestigiem esse vento, que foi feito para vocês. Aqui irão observar os melhores animais desfilando nas pistas, além de eventos culturais e gastronômicos. Durante esta semana, será uma chuva de Hereford e Braford”, frisou.

Cavalo Crioulo
Paralelo a Exposição Nacional de Hereford e Braford, acontece a Classificatória Gaúcha Sul ao Freio de Ouro da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Azambuja comentou que as duas entidades firmaram uma parceria no Bocal de Ouro na cidade de Rolante. Na ocasião, aconteceu um coquetel que foi o primeiro evento da parceria entre ABHB e ABCCC para o ciclo do Freio de Ouro 2023. “Essa nova parceria gerou novos frutos e um desses é o evento que está acontecendo em Bagé”, disse.

Em alguns momentos, irão ocorrer eventos interligados das duas entidades, nas dependências da Rural. Para o representante da ABHB, a ABCCC é um espelho na forma de trabalho, crescimento e expansão da raça Crioula.

Programação

23/05 – 18h – Fim da chegada dos animais modalidade Argola;
19h – Remate Virtual Conexão Pampa – Machos;
19h – Recepção do Núcleo de Hereford e Braford da Região da Campanha aos
criadores e cabanheiros;

24/05 – 8h – Julgamento de admissão dos animais modalidade Argola Hereford e Polled Hereford;
14h – Julgamento de admissão dos animais modalidade Argola Braford;
12h – Live Especial Exposição Nacional 2023;
19h – Leilão Braford Pitangueira Genética Provada;

Quinta-feira
25/05 – 08h – Julgamento de admissão dos animais modalidade Rústicos (para animais que chegarem até o dia 25 de maio, às 18h);
10h30min – Palestra Especial: Procedimentos de Avaliação Genética e Genômica na Argentina – Rodolfo Juan Carlos Cantet;
14h – Julgamento de Classificação modalidade Argola Hereford e Polled
Hereford;
18H30min – Entrega de prêmios das raças Hereford e Polled Hereford modalidade Argola;
19h – Remate Virtual/Presencial Rumo ao Mundial;
20h – Noite Congusto;

Sexta-feira
26/05 – 8h – Julgamento de admissão dos animais modalidade Rústicos (para animais que chegaram após às 18h do dia 25 de maio);
9h – Julgamento de Classificação modalidade Argola Braford – fêmeas;
14h – Julgamento de Classificação modalidade Argola Braford – machos;
17h – Fim da chegada dos animais modalidade Rústicos;
18h30min – Entrega de prêmios da raça Braford modalidade Argola;
19h – A peleia: Concurso de Assado Carne Hereford – parceria ABHB e ABCCC;

Sábado
27/05 – 8h – Julgamento de Classificação modalidade Rústicos Hereford e Polled Hereford;
Na sequência – Julgamento de Classificação modalidade Rústicos Braford;
19h – Entrega de prêmios das raças Hereford, Polled Hereford e Braford modalidade Argola;
19h30min – Coquetel de confraternização e encerramento Exposição Nacional
2023.
Créditos: Luciano Madeira

Bagé sedia Exposição Nacional Hereford e Braford Anterior

Bagé sedia Exposição Nacional Hereford e Braford

Feira nacional movimenta economia de Bagé Próximo

Feira nacional movimenta economia de Bagé

Deixe seu comentário