BAGÉ WEATHER

Folia

Carnaval dos blocos mobiliza bageenses

Divulgação Carnaval dos Gigantes imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Famílias brincaram com a Rubens Veiga

Bagé se encheu de alegria e animação na sexta-feira e no sábado de carnaval com a invasão dos blocos tradicionais da cidade. Na sexta, ocorreu o Carnaval dos Gigantes, e no sábado, a partir do meio-dia, o Galo Caixeiro do Meio-Dia abriu o desfile da tarde na Sete de Setembro. O Galo, bloco que dá nome ao desfile, fez muito sucesso entre os foliões, que não perdiam a chance de tirar fotos com o mascote. O desfile ainda contou com a alegria dos blocos Amigos do Trago, Se Colá Colô, A Zebra, Os Gatões, Bloco da Matriz, Carnabloco e Bloco do Getúlio.

Os blocos já se tornaram uma marca registrada do carnaval da cidade. Ano após ano, eles entregam aos foliões música, fantasia e muita animação, atraindo dezenas de bageenses que se divertem ao som de marchinhas, samba e outros ritmos animados. Vale mencionar que toda essa alegria e animação dos blocos, que invadiram as ruas de Bagé após os dois anos de pandemia, transformaram o sábado de carnaval em uma festa inesquecível para aqueles que estiveram presentes. Os organizadores destacaram que o carnaval dos blocos já é uma tradição consolidada, e promete continuar a encantar e animar os foliões nos próximos anos.

Naira Wayne, do Carnabloco, um dos blocos que animou a tarde de carnaval em Bagé, no sábado, comentou sobre a presença de um número maior de foliões em relação a outros anos. No entanto, ela destacou que a cidade precisa de mais investimentos em infraestrutura e organização para o evento. Segundo Naira, apesar de perceber investimentos e organização tanto de novos quanto de antigos blocos, é preciso iniciativa e participação do poder público, sobretudo por acreditar que o evento é um importante impulsionador da economia local.

"O Galo arrastou muita gente, encerramos o desfile também arrastando muita gente que merecia uma estrutura mais elaborada", sustentou. "Ao final, nos sentimos com a sensação de dever cumprido, mas impotentes e frustrados por saber que merecemos bem mais", acrescentou. Apesar das dificuldades, a integrante do Carnabloco afirmou que o grupo já tem muitos planos e promete inovações para o carnaval de 2024 em Bagé.


Gigantes
A principal avenida de Bagé foi tomada pelo Carnaval dos Gigantes, evento organizado pela Orquestra de Metais Rubens Veiga. Isso na sexta-feira. Com um desfile animado, com bonecos gigantes e repleto de foliões, a festa foi considerada um sucesso por Jéferson Ramires. Ele ressaltou a importância do evento para a comunidade local, e destacou a presença de muitas famílias, que brincaram no carnaval da Rubens Veiga. O que, na avaliação dele, justifica todo o trabalho realizado de forma voluntária e independente.

Ele enfatizou a necessidade de um carnaval planejado, com estrutura adequada e organização antecipada. De acordo com Ramires, Bagé merece um carnaval de qualidade, e isso vai além da mera organização de uma festa um mês antes da data dos desfiles. Para ele, é preciso investir em infraestrutura, com banheiros químicos, uma avenida bonita e decorada, iluminada e com muita segurança.


Duas vezes Muza
O bloco Os Gatões também levou bonecos gigantes para a avenida e fez uma homenagem ao radialista e colunista do Folha do Sul, Edgar Muza, um apaixonado pela folia e incansável na luta por manter a tradição do Carnaval em Bagé. A artista plástica Clélia Camargo foi a responsável pela versão gigante de Muza. O boneco tinha detalhes incríveis, como o famoso paiero. Sobre a homenagem, Muza afirmou: "A partir do momento que começaram as homenagens, que iniciaram há um bom tempo, cheguei a conclusão que eu tenho uma montanha de amigos. E isso, evidentemente, me deixa honrado e agradecido pela lembrança".

O radialista também deu sua opinião sobre o atual momento do Carnaval em Bagé e suas expectativas para o futuro da festa na cidade: "Esse carnaval solto, esse carnaval sem comprometimento de ganhar pontos, sem concorrência, vem acontecendo há um bom tempo em Bagé, mas vem num crescimento muito grande também", sustentou. "Com a paralisação que houve, automaticamente despertou a saudade, a vontade, a gana, e o pessoal veio com tudo para a avenida. E eu acho isso espetacular e acredito que pode retornar o velho carnaval de Bagé", avaliou.


Animação nos clubes
Nesse domingo de carnaval, diversos bailes animaram os clubes da cidade. A equipe da Folha do Sul percorreu alguns desses eventos para registrar a folia e os destaques do dia. E teve até bloco animado, o "Os sobrinhos do tio Dedeko", que percorreu as ruas da cidade com muita música e descontração. No Bagé Tênis Clube, o clima era de festa com a presença de muitos foliões. No Clube de Mães Reci, que também homenageou o colunista do Folha e radialista, Edgar Muza, e no Caixeiral, a animação também foi garantida.

Entretanto, o destaque do dia foi o baile de carnaval do clube Os Zíngaros, que registrou grande público e animação. Segundo a presidente do clube, Elisabeth Marques, a volta do tradicional baile infantil, que na verdade é um evento para toda a família, foi motivo de alegria e gratidão, sobretudo após dois anos de pandemia. Cerca de 1,2 mil pessoas estiveram presentes na primeira tarde do evento. "Alegria e gratidão pelo fato dos nossos frequentadores acreditarem no nosso trabalho e virem prestigiar a nossa festa", enfatizou.

Rubens Veiga realiza encerramento do Carnaval Anterior

Rubens Veiga realiza encerramento do Carnaval

Curiosidades sobre o Carnaval no Brasil e no mundo Próximo

Curiosidades sobre o Carnaval no Brasil e no mundo

Deixe seu comentário