BAGÉ WEATHER

Cavalo Crioulo

Trio de Dom Pedrito é o vencedor da Campereada

Felipe Ulbrich/Divulgação FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Foi o melhor tempo dos últimos anos

Das 20 equipes que chegaram à final, o trio de Dom Pedrito foi o vencedor da Final Nacional Campereada (Team Penning), da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, nesse sábado. Rafael Teixeira Severo, montando Velho Barreiro do Recanto, Régis Santos Dias, com Escudo do Guarda Fogo e André Rossato Costa, com Curandeiro de São Silvestre, totalizaram um minuto e 12 segundos com três bois apartados em cada uma das duas passadas.


A prova de Campereada consiste em separar, no menor tempo possível, bois identificados com um número sorteado pelos jurados. Os ginetes devem identificar os animais e conduzi-los a uma área reservada, não permitindo o seu retorno ao rebanho. Na primeira passada, o trio vencedor concluiu o aparte em 35 segundos e 454 milésimos. Já na segunda passada, o tempo foi de 37 segundos e 232 milésimos.


Segundo Costa, a disputa em pista foi acirrada. "Conseguimos trazer quatro trios, passamos três para a final. Graças a Deus deu tudo certo com a nossa dobradinha e conquistamos o primeiro e segundo lugares", salientou, lembrando a parceria com Dias.


André Rossato Costa e Régis Santos Dias ainda correram com outro parceiro, Alexandre Gonçalves Franco Severo, alcançando o tempo total de um minuto e 13 segundos, garantindo, também, o segundo lugar na prova. Costa montou Firmeza da São Sebastião, Dias montou Prosa da Tuneira e Severo correu com Baioneta do Guabirim.


O coordenador da Subcomissão da Campereada da ABCCC, Telmo Peixoto, lembrou que, este ano, especialmente com o encurtamento da pista, os níveis de prova aumentaram. "Basta ver que o trio campeão fez o menor tempo dos últimos anos. Tivemos um nível de gado excelente e o nível dos nossos competidores nem se fala. A cada ano o nível aumenta e no ano que vem queremos aumentar para 70 trios classificados e trazer mais gente para a nossa prova", destacou.


O sábado também foi dia de conhecer os vencedores da Aparta Boi (Ranch Sorting). Dividida em quatro categorias, a prova que contou com 31 duplas na etapa final, consiste em apartar o maior número possível de bois dentro de um rebanho, seguindo a ordem correta de numeração. Rafael Grilo da Cruz e Carlos Roberto de Arruda Júnior, montando BT Ungido II e Estradeira San Peters, alcançaram o lugar mais alto do pódio na categoria Aberta. Com a vitória, Rafael sagrou-se bicampeão da prova. Em 2021 ele venceu a categoria com Inocência do Canto Porto.

Freio e Morfologia preenchem novas vagas Anterior

Freio e Morfologia preenchem novas vagas

Paleteadas enaltecem campeões Próximo

Paleteadas enaltecem campeões

Deixe seu comentário