BAGÉ WEATHER

Feira do Livro

Patrono fala sobre emoção de estar na "sua terra"

Luciano Madeira imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Autor abordou origens e características de suas obras

Nascido e criado no Distrito de Palmas, atualmente residindo na maior cidade da América Latina, São Paulo, o administrador de empresas e escritor Manoel Francisco Madeira Ianzer, de 75 anos, autor de 14 livros, é o patrono da 25ª Feira do Livro. Ele conversou, na manhã dessa sexta-feira com a reportagem do jornal Folha do Sul. Ianzer garantiu que, quando foi comunicado pela comissão que seu nome tinha sido escolhido para patrono, disse: "'Ai, meu Deus. Será que mereço?'. E ainda falei ' Deixa para o ano que vem', mas a resposta foi 'Precisamos de ti', e não teve como eu recusar um convite para estar na minha cidade". O autor garantiu que ama Palmas e ama Bagé.

Manoel Ianzer lembrou da época em que morava em Palmas: para pode ir à matinê do cinema, seu pai fazia ele cantar na Rádio Cultura. "Eu recordo que ali passaram vários nomes, entre eles Mary Teresinha, que depois foi embora com o Teixeirinha. Aí, um dia, eu falei para o meu pai: 'Não aguento mais cantar. Eu não gosto de cantar'. Aí o meu pai falou : 'Então, tu vais começar a declamar poesias gauchescas. Aí a coisa mudou", recordou.

"Estou na minha terra com muita emoção, porque, mesmo residindo há muitos anos fora de Bagé, estou aqui para curtir com prazer a nossa cultura, que é enorme, e que gosto de divulgá-la para os meus amigos paulistanos, também para os que moram em outros Estados. Eu tenho um amor muito grande por Palmas, onde eu nasci, e por Bagé, que é a cidade que eu amo", enfatizou. Ianzer comentou que estudou nas escolas Silveira Martins e Carlos Kluwe, e que isso o marcou muito. Sobre a lembrança do seu nome para a mostra, garantiu: "Não sei se sou merecedor de tudo isso. É muita alegria. Não sei explicar a emoção que estou sentindo".

Ao ser questionado com que idade começou a escrever, Ianzer falou que foi quando estava na faculdade, já em São Paulo. "Eu fui gostando de poesias e comecei a escrever. Aí chegou um determinado momento em que comecei a publicar. E lá se vão mais de 30 anos da publicação do primeiro livro", detalhou.

O patrono tem um livro chamado Um Grito nas Palmas, que aborda o Rio Camaquã. Sobre isso, justificou: "Ele está na minha vida. Eu nasci nas Palmas. Como não amar esse rio, que precisa ser limpo, para manter essa região que vai de Bagé até a Lagoa dos Patos?! T em que ter água limpa para não contaminar nada. A humanidade precisa de água limpa, e nós precisamos defender o Camaquã, porque ele atravessa o Pampa gaúcho". O escritor completou: "Vir empresa de mineração para contaminar, jamais. Vamos lutar sempre a favor do nosso rio".

Questionado sobre os demais livros da carreira, o patrono comentou que sempre gostou de passar coisas boa para as pessoas. "Eu gosto de escrever sobre fé. Eu sou bem espiritualizado e gosto de pesquisar sobre a espiritualidade, porque, aqui na terra, temos um tempo de vida, que é curto e o resto da nossa vida vai ser espiritual e eterna. Já escrevi dois livros (nessa temática), o Portal da Alma e Mirense na Alma. Em todos os meus livros, sempre escrevendo falando de Deus e Jesus. Um dia um amigo falou que eu sou um poeta da alma", pontuou.

Programação do final de semana

Sábado

9h – Doação responsável de pet - Secretaria de Saúde - Lis Borba
10h - Palco principal - Roda de conversas sobre Saúde da mulher/Outubro Rosa - Ginecologista e mastologista Mário Mena, secretária Cândida Navarro (Secretaria da Mulher) e convidados
11h - Centro do Idoso - Mulheres - Carmem Santos
14h - Apresentação e aula aberta com alunas da Bio Center Centro de Danças
15h30min – Palco principal - Apresentação artística do grupo de dança “OS CHARRUAS” - Roda de conversas sobre patrimônio com membros do NPHTT, Ecoarte, patrono Manoel Ianzer, Heloísa Beckman, Clarisse Ismério, Adriane Alves, Jaime Barbosa, Rodrigo Kanaã
17h – Lançamentos de livros:
“Só a Jangada não basta” - Hélio Lemos de Souza
"Nós primórdios de Bagé" - Nerci Nogueira
“Os Direitos do Homem" - Marielene da Cunha Faria
Torrescasana
17h45min - Palco principal - Banda do Imba
18h – Palco principal - Gladimir Aguzzi - Sônia Leite - "Uma jornada inspiradora"
Ana Luiza Antunes - “Olhos de Vênus”
Edgar Abib Muza - "Minhas memórias do rádio"
19h - Palco principal - Coral jovem, Banda MP3 e Práticas coletivas - Imba
19h30min - Palco principal
Lançamentos de livros dos integrantes do MEB - "E se fez a palavra" - MEB
20h – Palco principal - "Los Sátricos"

Domingo
9h30min - Palco principal - Relançamentos e destaques para os livros de autores do NPHTT
Henrique da Costa
Livros: 1.Influências
2. Passo Real
Cláudio de Leão Lemieszek e Élida Hernandez - Primazias de Bagé
10h30min - Palco principal - Lançamento - História de Bagé - Novos Olhares – Vol II
Autores Gustavo Figueira Andrade, Maria Medianeira Padoim e Clarisse Ismério
Bate papo com os autores
15h às 16h30min – Oficina - Experimentações criadoras UERGS com crianças pequenas
Público: crianças pequenas (até 6 anos)
15h - Palco principal - Lançamento dos livros Cartapácio de Sonhos e Poesias e o Grande Barato, da escritora Marilene Alagia. Poetas Livres.
16h30min – Palco principal - Encontro do escritor Luiz Coronel com poetas, escritores, professores, ativistas culturais, historiadores, ambientalistas e jornalistas.
Tema: "O livro como fator de encantamento e consciência" - Palco principal, com a participação das Cia de dança Bio Center Centro de Danças e apresentações artísticas Mulheres da Minha Terra e Instituto Municipal de Belas Artes
18h - Palco principal - Lançamento do Manifesto Poético Cultura Sul
18h30min - Palco principal - Banda Waldemar Amorety Machado
19h - Palco principal - Apresentação da 18ª Festa Internacional do Churrasco e Desfile das Soberanas
19h15min - Palco principal - Apresentação artística do Grupo de Artes Nativas Campo Aberto
19h30min - Palco principal - Os 4 Irmãos

Patrono fala sobre emoção de estar na Anterior

Patrono fala sobre emoção de estar na "sua terra"

Fernando Risch é homenageado na 38ª Feira do Livro de Canoas Próximo

Fernando Risch é homenageado na 38ª Feira do Livro de Canoas

Deixe seu comentário