BAGÉ WEATHER

Decisão

Dupla Ba-Gua opta por ficar de fora da Copinha

Angelo Pieretti/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Após Congresso Técnico, competição não terá clubes bageenses

A Rainha da Fronteira viverá o futebol profissional somente no primeiro semestre deste ano. É que Bagé e Guarany optaram por não participar da Copa FGF, a Copinha, que em 2023 vai homenagear o meio jogador de todos os tempos. Os motivos alegados são foco na Divisão de Acesso e as despesas. 

Neste ano, a dupla Ba-Gua optou por adotar algumas estratégias para manter as contas em dia e subir de divisão. Por isso, ambos os times da cidade decidiram não participar da Copinha, que sempre acontece por adesão. 

Os principais motivos alegados pelas duas equipes envolvem questões financeiras, logística e foco. Conforme o presidente alvirrubro, Tato Moreira, a equipe vai focar totalmente em subir de divisão. “O motivo é que o nosso foco é retornar a primeira divisão. Foco total nesta competição”, falou mencionando o Acesso (ou série A2). 

Já o presidente jalde-negro, Pedro Trindade (Sabella), disse para a reportagem que as distâncias pesaram para a tomada de decisão. “A decisão da direção foi tomada em relação as distâncias. Ficaria uma distância muito grande e nós estamos focados na (série) A2”, justificou. 

Aliás, cabe destacar que nenhum time da zona Sul vai participar da competição. A distância mais próxima que a dupla Ba-Gua teria caso entrasse na Copinha seria para Santa Maria. Isso levando em conta que os times ficariam no mesmo grupo do Inter-SM, já que na primeira fase as chaves são regionalizadas. 

Além disso, a questão financeira também foi decisiva. De acordo com Sabella, outro objetivo do clube neste ano é saldar o máximo de dívidas possível. “Ano passado não deixamos dívidas para trás, nem trabalhista. E se nós participássemos esse ano, certamente ficaria alguma para trás e não é esse o objetivo do clube. Nós vamos focar no Acesso e no segundo semestre se adequar ao que está pendente do clube financeiramente para saldar parte dessas dívidas”, explicou. 

  

Congresso técnico 

A Federação Gaúcha de Futebol - FGF realizou na tarde dessa terça-feira (18) o Conselho Técnico para disputa da Copa FGF, que definiu datas, formato da competição e regulamento. Ao saudar os clubes presentes no encontro, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, anunciou que o homenageado neste ano será o Rei Pelé. O maior jogador da história do futebol faleceu no dia 29 de dezembro de 2022. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, conquistou três títulos de Copa do Mundo com a camisa da Seleção Brasileira, em 1958, 1962 e 1970.  

O início da Copa FGF - Troféu Rei Pelé está marcado para 14 de junho e a final está prevista para 1º de outubro. As 13 equipes que aderiram à competição estão divididas em três grupos, sendo duas chaves com quatro clubes e uma com cinco times. 

A fase classificatória será disputada em turno e returno. As quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta, sem gol qualificado. Avançam de fase os dois melhores colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados na classificação geral. 

  


Confira como ficaram os grupos 

Grupo A  

Aimoré 

Monsoon  

Novo Horizonte 

Inter-SM  

São José 
 
 

Grupo B 

Juventude  

São Luiz 

União Frederiquense  

Passo Fundo 
 
 

Grupo C 

Grêmio  

Novo Hamburgo  

Real  

São Borja 


Bagé tem desafio em casa e Guarany jogará fora Anterior

Bagé tem desafio em casa e Guarany jogará fora

Guarany vence em casa Próximo

Guarany vence em casa

Deixe seu comentário