BAGÉ WEATHER

Pesquisa

Surge o Observatório Nacional da Mulher na Política

Thiago Fagundes/ Agência Câmara Notícias imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, com apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, lança, hoje, às 17h, o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP).

Para a Agência Câmara Notícias, a Procuradora da Mulher, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), falou que a criação do Observatório permitirá que pesquisas existentes sobre diversos temas sejam agregadas em um único portal on-line, facilitando o acesso e o conhecimento sobre a realidade das mulheres eleitas em todas as esferas.

O Observatório será coordenado por três deputadas federais e terá núcleos estaduais instalados nas Assembleias Legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal, além de parceria com instituições de pesquisa e de representação feminina.

O objetivo é reunir estudos sobre a atuação política de mulheres, que serão conduzidos a partir de três eixos: violência política contra a mulher; atuação parlamentar e representatividade feminina; e atuação partidária e processos eleitorais.

Números da participação

Em junho, o Brasil passou a ocupar a 140ª posição do ranking da União Interparlamentar que avalia a participação política de mulheres em 192 países. O país está atrás de todas as nações da América Latina, com exceção do Paraguai e do Haiti. No Brasil, a Câmara dos Deputados possui apenas 15% de mulheres e o Senado Federal 12%, o que tem mantido aquecido o debate sobre as políticas de cotas e demais ações afirmativas de incentivo à eleição de mulheres. Em âmbito municipal, 900 municípios não tiveram sequer uma vereadora eleita nas eleições de 2020.

 

MDB se estrutura para reconquistar governo do Estado Anterior

MDB se estrutura para reconquistar governo do Estado

Aumenta o fosso entre situação e oposição em Bagé Próximo

Aumenta o fosso entre situação e oposição em Bagé

Deixe seu comentário