BAGÉ WEATHER

Manifestação

Mainardi saúda os 63 anos do Movimento da Legalidade

Débora Beina imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Manifestação ocorreu na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 20/8, o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa durante a sessão solene que lembrou os 63 anos do Movimento Cívico Democrático pela Legalidade. Ele falou em nome da bancada do Partido dos Trabalhadores. A Campanha da Legalidade foi uma mobilização civil e militar, iniciada em agosto de 1961, para garantir a posse de João Goulart como presidente do Brasil depois da renúncia de Jânio Quadros. Ambos foram eleitos presidente e vice em 1960.

 
“A bancada do PT e da Federação Brasil da Esperança vem prestar a sua homenagem ao movimento cívico democrático da Campanha da Legalidade, que foi acima de tudo a defesa da Constituição Brasileira. A Legalidade também nos mostrou que a luta pela democracia é uma disputa permanente no Brasil”, declarou Mainardi.

 
O movimento foi liderado pelo governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, e contou com o apoio do comandante do III Exército, general José Machado Lopes. Na madrugada do dia 27 de agosto, Brizola requisitou os transmissores da rádio Guaíba e conclamou os gaúchos a defender com força a sucessão constitucional.

 
O movimento impediu a tentativa de golpe militar e garantiu a posse de Jango. Na negociação, também ficou estabelecido o parlamentarismo como novo sistema de governo, o qual foi revertido por plebiscito popular, em 1963. Passados mais de seis décadas após o evento histórico liderado pelo governador Leonel Brizola, Mainardi, destacou o movimento como simbólico na luta pela defesa da democracia do país, além da postura de vanguarda protagonizada pelo Rio Grande do Sul.

Justiça Eleitoral deferiu 39 candidaturas para vereador Anterior

Justiça Eleitoral deferiu 39 candidaturas para vereador

Maioria dos candidatos são homens, brancos e solteiros Próximo

Maioria dos candidatos são homens, brancos e solteiros

Deixe seu comentário