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Escolas da região são destaques na Mostra de Boas Práticas Pedagógicas

Duas escolas da 13ª Coordenadoria Regional de Educação foram selecionadas para a 2ª Mostra de Boas Práticas Pedagógicas da Assembleia Legislativa do RS, que ocorrerá em 18 de outubro. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Josefina Saldanha, de Caçapava do Sul, apresentará o projeto "O Dia em que a Escola Virou Sítio", inspirado em Monteiro Lobato, com foco no desenvolvimento do hábito de leitura. Já o Instituto Estadual de Educação Doutor Bulcão, de Lavras do Sul, mostrará o trabalho "Empresa Virtual de Mineração", desenvolvido com metodologia inovadora para aprimorar o entendimento e protagonismo dos alunos.

 
Entenda
O evento acontece no dia 18 de outubro, nas dependências da Assembleia Legislativa. Nesta edição, a mostra abrange a temática "A Escola Pública e seu Compromisso com o Conhecimento e a Cidadania", e tem como objetivos conhecer, registrar, incentivar, valorizar e compartilhar o protagonismo e a autoria de professores, estudantes e da comunidade escolar, dando visibilidade às boas práticas pedagógicas em sala de aula.

 
Em detalhes
A Escola Josefina Saldanha, de Caçapava do Sul, com seu projeto, envolveu todas as turmas do 1º ao 9º ano, bem como todos os componentes curriculares. Conforme a diretora, Juliana Berchon, os professores levantaram a temática sobre a importância do autor José Bento Renato Monteiro Lobato, que revolucionou a literatura infantil, mostrando novos cenários e trazendo também personagens do folclore brasileiro, através de uma linguagem simples e lúdica.

 
Segundo a gestora, o objetivo era desenvolver o hábito da leitura, bem como reconhecer a importância do autor para a literatura infantil brasileira, resgatando a magia e aguçando a imaginação. "Para alcançarmos tal objetivo, traçamos metas específicas, tais como fomentar a curiosidade pela história dos personagens, pesquisar o histórico das obras do referido autor, e tornar o educando agente protagonista das atividades envolvidas", ressalta.

 
Já o Instituto Estadual de Educação Doutor Bulcão, de Lavras do Sul, desenvolveu o trabalho referente às potencialidades do dispositivo complexo de aprendizagem "Empresa Virtual de Mineração", em uma turma de terceiro ano do ensino médio. Conforme a diretora da instituição, Fátima de Souza, essa proposta foi desenvolvida na disciplina de Aprender e Criar em Ciências, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

 
Os alunos trabalharam com a metodologia do DiCA - Dispositivo Complexo de Aprendizagem. "O tema escolhido foi a mineração, tendo em vista a história do município de Lavras do Sul", conta Fátima. Segundo ela, a atividade teve como objetivo trabalhar conteúdos mais complexos de forma que os alunos tivessem um melhor entendimento e, sobretudo, desenvolver o poder de síntese, argumentação e o protagonismo juvenil. Além dos relatos de experiências das escolas, a edição de 2024 do evento também conta com um ciclo de debates sobre Educação, relatos e exposições, e a publicação de um livro com os relatos selecionados.

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