BAGÉ WEATHER

Projetos

Escolas da região são destaques na Mostra de Boas Práticas Pedagógicas

Duas escolas da 13ª Coordenadoria Regional de Educação foram selecionadas para a 2ª Mostra de Boas Práticas Pedagógicas da Assembleia Legislativa do RS, que ocorrerá em 18 de outubro. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Josefina Saldanha, de Caçapava do Sul, apresentará o projeto "O Dia em que a Escola Virou Sítio", inspirado em Monteiro Lobato, com foco no desenvolvimento do hábito de leitura. Já o Instituto Estadual de Educação Doutor Bulcão, de Lavras do Sul, mostrará o trabalho "Empresa Virtual de Mineração", desenvolvido com metodologia inovadora para aprimorar o entendimento e protagonismo dos alunos.

 
Entenda
O evento acontece no dia 18 de outubro, nas dependências da Assembleia Legislativa. Nesta edição, a mostra abrange a temática "A Escola Pública e seu Compromisso com o Conhecimento e a Cidadania", e tem como objetivos conhecer, registrar, incentivar, valorizar e compartilhar o protagonismo e a autoria de professores, estudantes e da comunidade escolar, dando visibilidade às boas práticas pedagógicas em sala de aula.

 
Em detalhes
A Escola Josefina Saldanha, de Caçapava do Sul, com seu projeto, envolveu todas as turmas do 1º ao 9º ano, bem como todos os componentes curriculares. Conforme a diretora, Juliana Berchon, os professores levantaram a temática sobre a importância do autor José Bento Renato Monteiro Lobato, que revolucionou a literatura infantil, mostrando novos cenários e trazendo também personagens do folclore brasileiro, através de uma linguagem simples e lúdica.

 
Segundo a gestora, o objetivo era desenvolver o hábito da leitura, bem como reconhecer a importância do autor para a literatura infantil brasileira, resgatando a magia e aguçando a imaginação. "Para alcançarmos tal objetivo, traçamos metas específicas, tais como fomentar a curiosidade pela história dos personagens, pesquisar o histórico das obras do referido autor, e tornar o educando agente protagonista das atividades envolvidas", ressalta.

 
Já o Instituto Estadual de Educação Doutor Bulcão, de Lavras do Sul, desenvolveu o trabalho referente às potencialidades do dispositivo complexo de aprendizagem "Empresa Virtual de Mineração", em uma turma de terceiro ano do ensino médio. Conforme a diretora da instituição, Fátima de Souza, essa proposta foi desenvolvida na disciplina de Aprender e Criar em Ciências, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

 
Os alunos trabalharam com a metodologia do DiCA - Dispositivo Complexo de Aprendizagem. "O tema escolhido foi a mineração, tendo em vista a história do município de Lavras do Sul", conta Fátima. Segundo ela, a atividade teve como objetivo trabalhar conteúdos mais complexos de forma que os alunos tivessem um melhor entendimento e, sobretudo, desenvolver o poder de síntese, argumentação e o protagonismo juvenil. Além dos relatos de experiências das escolas, a edição de 2024 do evento também conta com um ciclo de debates sobre Educação, relatos e exposições, e a publicação de um livro com os relatos selecionados.

Escolas de Bagé recebem R$ 620 mil para resolver problemas após chuvas Anterior

Escolas de Bagé recebem R$ 620 mil para resolver problemas após chuvas

São Pedro conquista melhor índice no Ideb na rede municipal Próximo

São Pedro conquista melhor índice no Ideb na rede municipal

Deixe seu comentário