Homem não resiste e morre após ser baleado no bairro Getúlio Vargas
SAIS
Bagé tem 500 pacientes ativos em tratamento para o HIV
Divulgação Sais imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Aposta da rede são as campanhas de prevenção
De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, uma nova variante do HIV, vírus da AIDS, está circulando em pelo menos três Estados do Brasil, conforme estudo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A pesquisa, publicada na revista “Memórias do Instituto Oswaldo Cruz” identificou a nova variante em amostras de sangue de pessoas soropositivas no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia. A nova variante foi classificada como recombinante CRF146_BC.
Segundo os cientistas, a nova variante pode ter surgido de uma coinfecção, onde os tipos B e C do HIV se combinam no organismo de um paciente, formando padrões diferentes dos já conhecidos. Joana Paixão Monteiro-Cunha, autora do estudo, sugere que um único portador pode ter iniciado a transmissão no Brasil, e a variante pode já estar amplamente disseminada no país.
Poucos novos casos
A coordenadora do Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (SAIS), Priscila Romariz, informou que, atualmente, há cerca de 500 pacientes ativos em tratamento, e poucos novos casos surgem mensalmente. "Normalmente, de um a dois casos novos por mês", elucidou. Priscila também mencionou que a proporção de pessoas infectadas em Bagé é igual entre homens e mulheres, e que não há registros de casos de crianças infectadas pelo vírus nos últimos cinco anos.
A profissional destacou que o cuidado diante da nova variante é o mesmo que para os tipos já conhecidos do HIV.
Priscila explicou, inclusive, que, no SAIS, são oferecidos testes rápidos todos os dias, sem necessidade de agendamento. Os interessados devem apresentar RG e CNS e comparecer dentro do horário de atendimento: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. Além dos testes rápidos, o SAIS oferece coletas de carga viral, consultas para HIV, hepatites e ISTs, e atendimento psicológico, nutricional, social e de enfermagem.
Deixe seu comentário