Vinte de Setembro
Dia do Gaúcho reúne centenas na principal avenida de Bagé
Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Dia do Gaúcho começou com o desfile das escolas. Os pequenos da Cavalinho de Pau, por exemplo, levaram a chula para a avenida Sete de Setembro. Também passaram pelo palanque os alunos da Darcy Ribeiro, muitas prendinhas e peões. A Brigada Mirim foi sucedida pelos carros da Brigada Militar e dos Bombeiros, e essa parte do evento encerrou com a participação da pequena Maria Clara, que venceu o câncer.
É claro que o momento mais esperado pelo público, centenas de bageenses, muitos com suas pilchas e chimarrão, era o desfile de cavalarianos: o primeiro a passar foi a segunda entidade tradicionalista mais antiga do Estado, o CTG 93. Após, um total de 36 Centros de Tradições Gaúchas e PTGs "desceram" a avenida.
E vale mencionar a participação dos integrantes da Associação de Cavaleiros da Rainha da Fronteira, que conduziram a centelha da Chama Crioula. O CTG 93 foi o destaque do desfile, com a participação de 550 cavalos. Aliás, um dos momentos mais bonitos foi quando um tropilha invadiu a avenida. Também houve homenagens da família Camponogara e a participação de éguas premiadas.
Outro momento bastante emocionante do desfile de cavalarianos foi a homenagem da família e dos amigos de Murilo dos Santos: o jovem, vítima de eletroplessão, morreu quando a égua em que estava montado pisou em um fio de luz rompido e caído na via pública na localidade de Alexandrina. Isso em abril deste ano. A homenagem foi feita durante o desfile do PTG Os 4 irmãos.
Como sempre, as crianças deram um show: muitas em cima dos cavalos, sozinhas ou com seus pais. Prendinhas e peões sorridentes, outros bastante concentrados na tarefa e outros dorminhocos. Todos arrancaram sorrisos do público, que só ficou um pouco menor quase na metade do evento, porque a chuva retornou à Rainha da Fronteira (um garoa forte e gelada).
Deixe seu comentário