BAGÉ WEATHER

Cenário

Em visita ao Folha do Sul, Pimenta fala sobre a eleição

Márcia Sousa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Lideranças políticas falaram sobre a mobilização para o pleito de outubro


O PT está focado em reconduzir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao comando do Brasil. A mobilização nesse sentido já começou e, no Rio Grande do Sul, estão sendo criados comitês que irão tratar da campanha de Lula para presidente da República. Esse foi um dos compromissos, nessa quinta-feira, do deputado federal e presidente estadual do partido, Paulo Pimenta, em Bagé. O primeiro foi na Santa Casa de Caridade, onde, junto com o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, anunciou R$ 4 milhões para o hospital. São recursos oriundos de emendas parlamentares de autoria dos dois.

Por volta das 16h30m, Pimenta e Mainardi, acompanhados do presidente do PT de Bagé, Paulo Parera, e do vereador Flávius Dajulia, visitaram a redação do jornal Folha do Sul.

Pimenta disse que o objetivo é criar cinco mil comitês no país, abertos para participação popular. "É muito importante que o povo brasileiro dialogue sobre este momento e ajude a construir uma proposta para o Brasil", falou. Segundo ele, essa mobilização está começando no Rio Grande do Sul. À noite, o deputado se reuniu com correligionários de Bagé para tratar do assunto.

Alianças para disputa

Pimenta comentou que o mês de março será decisivo para definições e citou a janela partidária - que é o período de 3 de março até 1º de abril, em que o parlamentar pode trocar de partido sem perder mandato por infidelidade. Além disso, mencionou as filiações em domicílio eleitoral.

Em relação a composição de alianças, o deputado salientou que o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, não está filiado a nenhum partido e que tem até 1º de abril para decidir. Pimenta sublinhou que essa definição vai ter reflexo na formação das federações e definição de coligações.

Por outro lado, contou que Lula está dialogando com diferentes setores da sociedade. "Ainda não temos um desenho sobre coligação, até porquê Lula não anunciou que é pré-candidato", frisou. Além disso, o parlamentar disse que está sendo feito um debate com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, com Alckmin e há os diálogos que estão consolidados com o PV, PSB e PCdoB.

Pimenta ressaltou que o PT trabalha para construir um palanque forte para Lula no Rio Grande do Sul e que o pré-candidato a governador, o deputado estadual Edegar Pretto, faz parte de tal movimento.

Disputa polarizada

Perguntado se a eleição está polarizada entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL), Pimenta respondeu que sim. Ele pontuou que Lula tem uma liderança muito forte em todos os cenários de pesquisa, em primeiro e segundo turno. E mencionou que Bolsonaro mantém uma base organizada importante em torno das ideias que ele defende - que, segundo o presidente do PT, representa em torno de 20 % da sociedade. "Se somarmos os votos dos dois não tem espaço para uma terceira candidatura", asseverou.

Mainardi vai à reeleição

Mainardi, que há anos é aliado de Pimenta, disse que irá apoiá-lo na reeleição para Câmara Federal. Mainardi, por sua vez, irá disputar a reeleição. No que diz ao trabalho que realiza como parlamentar, ele enfatizou que está focado em toda a população gaúcha e citou como exemplo a luta pela valorização do piso regional. Ele lembrou que o governador Eduardo Leite propôs 2.7 referente a inflação de 2020 para vigorar em 2021. " Conseguimos 5,6%, fruto de todo um trabalho", acentuou, ao acrescentar que trabalhar pela recomposição do piso é trabalhar por toda população.

E afirmou que apenas durante seus oito anos de prefeito de Bagé a cidade viu tantas obras. Sobre a eleição, reforçou que tem compromisso com Pimenta, com Edegar Pretto - que ele ajudou a articular a candidatura a governador - e com Lula. "Queremos fazer aquele governo que já fizemos", sublinhou.

Quanto a pré-candidatura a reeleição, lembrou que enfrentou uma máquina na eleição de 2018. "Usaram de tudo para destruir minha imagem e o resultado está aí", alfinetou.


Adriana x Mainardi: Duelo de gigantes na eleição Anterior

Adriana x Mainardi: Duelo de gigantes na eleição

Lara se manifesta e Adriana é pré-candidata a deputada estadual Próximo

Lara se manifesta e Adriana é pré-candidata a deputada estadual

Deixe seu comentário