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Mais de 14,3 mil bageenses perderam o crédito até julho

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

No mês de julho, o primeiro do segundo semestre do ano, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC Bagé) contabilizou um total de 2 692 registros. O montante de bageenses que perdeu o crédito na praça no mês passado é superior ao do mesmo período de 2022, quando 2 317 consumidores tiveram seus CPFs "negativados". Por outro lado, as reabilitações de crédito aumentaram, passou de 1 132 para 1 350.

Até agora, no acumulado dos sete primeiros meses do ano de 2023, um total de 14 373 consumidores bageenses foram negativados e perderam o crédito. No mesmo período do ano passado, o total de apontamentos no SCPC Bagé foi de 12 346. Ou seja, também é possível afirmar que, no comparativo, houve aumento no índice de inadimplência nesse período, quando 2 027 consumidores a mais do que no ano de 2022 "sujaram o nome".

Tais dados são divulgados mensalmente pelo diretor do SCPC Bagé, Francisco Pinto. Sobre os números da inadimplência do sétimo mês de 2023: como já citado, um total de 2 692 consumidores perderam o crédito - o montante é maior do que o registrado em junho, último mês do primeiro semestre. Em junho, 2 061 pessoas foram negativadas. A diferença entre os dois meses é expressiva: 631 consumidores a mais "sujaram o nome" no mês passado.

Ao mesmo tempo, também como já foi mencionado, o número de reabilitações subiu em comparação ao mesmo período do ano passado, mas ao comparar junho e julho, houve um decréscimo. Acontece que no mês de junho, 1 545 consumidores conseguiram "limpar o nome", enquanto em julho foram 1 350 que conseguiram tal feito (195 a menos).

Mês a mês
No comparativo mês a mês, é possível afirmar que houve aumento no índice de inadimplência. Isso após a queda registrada no mês de junho. Com isso, uma sequência de reduções é interrompida. Essa sequência se repetia desde agosto de 2022 - apenas em janeiro, março e maio deste ano isso não se confirmou; e, agora, em julho.

Para ficar mais claro: foram 2 421 consumidores negativados em agosto; 2 366 em setembro; 2 282 em outubro; em novembro, 1 878; e em dezembro, 1 476. Ou seja, a inadimplência estava em queda. Em janeiro de 2023, subiu, com um total de 2 241 negativados.

Houve nova redução em fevereiro, com 1 714 registros; e suba em março, com 2 168. O mês de abril fechou com 1 274 registros - uma diferença de 894 consumidores negativados em comparação ao período anterior; e maio encerrou com 2 223 registros (949 a mais que em abril). Em junho, um total de 2 061 registros foram contabilizados - 162 a menos que no período anterior; e neste julho foram 2 692 registros.

A busca por informações nesse julho de 2023, comparado ao mesmo período do ano passado, diminuiu. Enquanto em julho de 2022 um montante total de 36 412 consumidores buscaram informações sobre sua situação no SCPC, no mês passado a demanda passou para 33 735 atendimentos.

Em 2022
Vale citar o acumulado do ano passado, conforme os dados repassados mensalmente pelo diretor do SCPC Bagé: um total de 22 769 consumidores perderam o crédito de janeiro a dezembro do ano passado. O montante representou aumento significativo do índice de inadimplência em comparação ao ano anterior. Acontece que o ano de 2021 fechou com um total de 17 897 novos registros no SCPC, ou seja, 4 872 a menos que no ano passado.

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