Inovação
Feira de Projetos do Senac mobiliza comunidade
Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Total de 15 projetos participaram e envolveram estudantes
A Feira Interna de Projetos do Senac mobilizou estudantes, professores e a comunidade, na terça-feira à noite. O tema desta edição foi inovação. A diretora do Senac Bagé, Ana Lúcia Raposo de Moura, destacou que o objetivo da mostra foi despertar nos estudantes habilidades e competências importantes para o mundo do trabalho. "Aqui eles têm que desenvolver soluções que sejam inovadoras, que sejam importantes para as empresas de comércio, de bens e serviços, turismo. Esse é o grande objetivo", enfatizou.
Ana Lúcia argumentou que muitas profissões vão terminar, outras vão surgir, mas há habilidades e competências que vão ser sempre superimportantes. "E uma delas é a criatividade", sustentou. "Aqui, com certeza, eles conseguem desenvolver essas habilidades, essas competências, como foco, como disciplina, a criatividade, que são de extrema importante para o mundo do trabalho", reiterou. Ela detalhou que 15 trabalhos participaram da mostra e cada um deles mobilizou pelo menos três estudantes. "E esses alunos são de cursos diversos, como Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Administração, Técnico em Enfermagem, Técnico em Recursos Humanos e alunos também da Aprendizagem", comentou.
Vale mencionar que a mostra ainda contou com os alunos da Escola Frei Plácido, que estiveram na competição de rovers da Nasa e conquistaram a terceira colocação. Ana Lúcia justificou que o convite ocorreu como uma forma de valorizar essa conquista dos estudantes da cidade e também como um modo de incentivar os alunos do Senac. "É para incentivar os nossos alunos e uma forma também de dizer o quanto a gente está orgulhoso deles (dos jovens da Frei Plácido)", pontuou, ao reiterar a importância desse projeto deles.
Ana Lúcia agradeceu os vários parceiros que estiveram com o Senac na ocasião. É importante citar que a avaliação dos trabalhos ocorreu nas instalações do Senac, mas, na frente da escola, a estrutura foi muito propícia para que todos confraternizarem posteriormente, com DJ e foodtrucks, por exemplo. Uma curiosidade: os avaliadores dos projetos foram representantes do Sindilojas, da Aciba, da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação e também do Sicredi e do Ecossistema de Inovação de Bagé. Os critérios de avaliação foram relevância do problema, solução do problema, apresentação, replicabilidade e inovação - tema da mostra. "É uma diversidade de avaliadores, de vários segmentos, e isso só acrescenta e enriquece essa avaliação", resumiu Ana Lúcia.
Deixe seu comentário