BAGÉ WEATHER

Novidade

Senac inscreve para turma de Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Aulas começam no dia 5 de agosto

Reconhecida como uma parte importante para os complexos hospitalares por desempenhar papel fundamental, a instrumentação cirúrgica necessita de profissionais qualificados. O profissional participa de procedimentos de alta complexidade e encontra um vasto mercado de trabalho na área da Saúde. Ciente da importância da formação de profissionais qualificados, o Senac Bagé está com inscrições abertas para a primeira turma do curso de Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica na escola. As aulas iniciam no dia 5 de agosto e serão realizadas aos sábados, das 8h às 17h30min. 

  

De acordo com o enfermeiro e docente dos cursos Técnico em Enfermagem e Especialização em Instrumentação Cirúrgica do Senac Bagé, Luiz Fernando Peres, o mercado para a profissão está sempre em expansão, pois acompanha o crescimento das tecnologias hospitalares, e destaca o potencial da área na região: "Em Bagé, por exemplo, temos dois hospitais de grande e médio porte que atendem múltiplas especialidades cirúrgicas. Na Santa Casa, há sete salas de cirurgia, onde se realiza entre 20 e 25 cirurgias diárias. No Hospital Universitário, tem centro cirúrgico com duas salas. Além disso, também há clínicas privadas. O mercado é muito vasto, sem contar as cidades da região, como Dom Pedrito, Candiota, Pinheiro Machado, entre outras". 

  

Entenda 

Com carga horária de 360 horas, a Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica do Senac Bagé habilitará o profissional a organizar o processo de trabalho no ambiente cirúrgico, assegurar a provisão e o preparo dos instrumentos, processar e esterilizar os materiais especiais e garantir a integridade dos itens após os procedimentos invasivos. Além disso, o aluno adquire conhecimento nos preceitos da qualidade e da segurança do paciente consoante as normas e os procedimentos de biossegurança.  

  

Para participar, basta possuir habilitação profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem concluída e idade mínima de 18 anos. "É extremamente importante o profissional ter essa especialização não só como requisito para atuar, mas porque agrega qualidade para a eficácia nos procedimentos. Em cirurgia, precisa-se de sucesso e eficiência. Um profissional treinado e qualificado tem muito a agregar", comentou o docente. 

  

A metodologia 

A metodologia da formação, de acordo com Peres, terá teoria, mas com aulas práticas, destacando o diferencial de oferecer um laboratório equipado, com tudo que se precisa para fazer aula prática. "Serão trabalhadas as novas tecnologias de instrumentação na cirurgia e os conhecimentos de técnicas cirúrgicas. Além disso, o laboratório conta com materiais completos que conseguimos simular um ato cirúrgico da melhor forma e mais real possível. Possuímos, também, convênio com hospitais, para aulas práticas no próprio centro cirúrgico", afirmou. 

  

O mercado 

Ao final da formação, o participante estará apto a atuar como instrumentador cirúrgico, exercendo as suas atividades sob a supervisão de um enfermeiro, podendo trabalhar em, por exemplo, centro cirúrgico, centro obstétrico, sala de recuperação anestésica, central de material e na esterilização de hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica e empresas fornecedoras de instrumentais consignados. "É um profissional que consegue atuar em muitas áreas, não é restrito ao ambiente hospitalar. Pode oferecer, inclusive, seu trabalho para empresas especializadas em instrumentação cirúrgica", ressaltou. 

  

Como se inscrever 

Para se inscrever no novo curso, os interessados devem acessar o site do Senac Bagé. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (53) 3242 7233 ou pelo WhatsApp (53) 9 8439 9882. A escola está localizada na avenida Marechal Floriano, 1456, no Centro.  


Dia da Lã tem debate sobre mercado e possibilidades Anterior

Dia da Lã tem debate sobre mercado e possibilidades

Mais de 14,3 mil bageenses perderam o crédito até julho Próximo

Mais de 14,3 mil bageenses perderam o crédito até julho

Deixe seu comentário