BAGÉ WEATHER

Na praça

Final de semana é marcado por lançamentos literários

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Bate-papo com autores em espaço da feira

A praça Silveira Martins, a do Coreto, não só transporta os bageenses para o mundo mágico do Natal, mas também para os diversos universos criados pelos autores da Rainha da Fronteira. Neste sábado, estão previstos três lançamentos literários. O primeiro está marcado para as 16h: Caine Garcia lança o livro Um poema no Sul. Logo após, às 17h, Renan Milano Carvalho apresenta Jaiden Mc Burton e as folias de Napoleão III. Rosana P. lança, às 18h, Dor em arte, um labirinto mental.

No domingo, a mostra prossegue com homenagens aos ex-patronos e patronesses. Isso às 17h. E a antologia comemorativa aos 30 anos do Cultura Sul, intitulada Triiin... Triiin... Trintamos, será lançada das 18h às 20h, em um evento superespecial.

A reportagem conversou com o jovem escritor Renan Milano Carvalho, de 17 anos. Ele destacou que o novo livro, cujo lançamento está previsto para este sábado, se passa em 1870, durante uma guerra entre a França e a Prússia (Alemanha). "O protagonista recebe uma missão de um homem misterioso para capturar o imperador francês, Napoleão III", contextualiza.

Questionado sobre como tem sido conseguir publicar suas obras, ele garantiu: "Tem sido uma aventura, eu diria". E completou: "O mais difícil é conseguir apoio e possíveis patrocinadores para editar os livros, mas depois que conseguimos, tudo flui muito bem". Sobre o que os leitores têm falado do trabalho dele, garantiu que vem recebendo vários elogios. "Já fui até convidado para a Feira do Livro de Uruguaiana. Só não pude ir porque estava em semana de provas", comentou.

E se já está previsto mais um lançamento, o jovem garantiu que sim. "Se tudo der certo, agora, ano que vem". E o trabalho dele não para. "Já tenho mais seis livros escritos, além dos dois publicados. Quatro são da mesma série do Jaiden McBurton", relatou. E os leitores podem ficar tranquilos quanto à produção do jovem escritor. "Sempre planejo algo novo. Depois que começa é difícil parar", enfatizou.

O Folha conversou também com o escritor Rodrigo Tavares. Ele integra a organização do FestFronteira, que faz parte da programação da mostra realizada pelo município, e opinou especificamente sobre o atual formato, na praça, e sobre os lançamentos literários. "O formato desse ano da Feira do Livro, apesar de diferente, vem sendo interessante. Abarcar vários eventos literários em um só foi uma boa ideia, permitindo que o ano literário em Bagé não passasse em branco", ponderou.

"Lançamentos de autores bageenses e ainda a quarta edição do FestFronteira Literária, dentro de um evento maior, foi uma excelente opção. Porém, penso que o ideal é que em 2023 retomemos a Feira do Livro, com seu formato tradicional, com seu nome clássico e, ainda, realizemos as demais atividades, inclusive essa parceria com o Natal, pois ficou tudo muito bonito", ponderou. "Aliás, quem sabe a Feira do Livro de 2023 volte para a Praça do Coreto, como era entre 2007 e 2009? Várias ideias ficam na mesa e as expectativas são as melhores", completou.

Agenda da Feira Literária

Na segunda, tem bate-papo com Giana Guterres sobre a revista Marcela. Isso às 16h. Às 18h, tem lançamento da antologia do MEB e da antologia pandêmica, Libertação da alma. Tem também lançamento da obra Outro mundo, de Severino Moreira, e a entrega de material poético e fotográfico ao Palacete Pedro Osório. Os lançamentos do dia encerram com o livro Receitas APAE, com degustação a partir das 19h.

Para a terça-feira, estão previstos relançamento e sarau Revoada poética, com a Confraria poetas livres de Bagé. Isso a partir das 17h. Tem lançamento da antologia da Smed às 19h, e na quarta tem contação de histórias às 16h. Também na quarta, a partir das 17h30min, ocorre bate-papo com a patronesse da Feira Literária e convidados. O dia encerra com as premiações dos concursos de Natal e de poesias, a partir das 19h.

Vale mencionar que a mostra conta com a presença de livreiros (Leb Livraria e Cafeteria, Caminhos e Nativa), com entrevistas com artistas no espaço multimídia e com visitação à casa do Papai Noel diariamente das 14h às 22h, com a presença do bom velhinho a partir das 19h.


Clássicos são os mais buscados para presentear no Natal Anterior

Clássicos são os mais buscados para presentear no Natal

Revista Marcela vai publicar e premiar artistas da região Próximo

Revista Marcela vai publicar e premiar artistas da região

Deixe seu comentário