BAGÉ WEATHER

Livros

Clássicos são os mais buscados para presentear no Natal

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Sagas como Harry Potter seguem entre os mais vendidos

Os livros despontam como um dos presentes queridinhos neste Natal 2022, sobretudo para jovens e crianças. O vendedor Roberto Petterle comentou que, realmente, os títulos mais procurados neste período, para presentear, são aqueles infanto-juvenis e infantis. Um dos destaques são os títulos da autora Colleen Hoover, É assim que acaba e É assim que começa. Obras do gênero suspense e sagas também têm tido uma boa saída. Entre as sagas, ele citou Rainha vermelha e Príncipe cruel, e também um clássico moderno, Harry Potter, que na livraria é encontrado em duas diferentes edições bem especiais (uma é um box com os sete livros e a outra é uma edição com capas duras e ilustrações mais minimalistas).


Romances como Amor & gelato, Amor & sorte e Amor & azeitonas também estão entre os queridinhos do público jovem. Outros títulos bem vendidos atualmente são Mulheres que correm com os lobos e A hipótese do amor. Também edições da Darkside (uma das mais buscadas é Lady Killers, assassinas em série) e os clássicos de Jane Austen, Agatha Christie e de Sir Arthur Conan Doyle (Sherlock Holmes é sempre muito buscado). Petterle mencionou que, inclusive, pais e avós têm buscado presentear os filhos e netos de todas as idades com livros, e há muitas opções para aqueles bem mais jovens. O destaque no espaço dedicado para o público infantil são títulos da literatura brasileira, como aqueles assinados por Monteiro Lobato.


Petterle destacou, ainda, livros que auxiliam na alfabetização e aqueles com muitas atividades, que são ótimas formas de introduzir os pequenos no mundo da literatura. Estão entre os mais vendidos, entre os infantis, O pequeno príncipe preto e Pequenas grandes líderes: mulheres importantes da história negra. Livros com muitas curiosidades também chamam atenção da criançada e Diário de um banana e Diários de uma garota nada popular completam a lista daqueles mais buscados para presentear os pequenos. Petterle ressalvou que são títulos que não fazem parte de uma literatura tão densa, mas que é um começo e que, por vezes, é através desses títulos que os novos leitores pegam gosto pelo hábito. 


O empresário Richarles Nogueira falou sobre a busca crescente por livros clássicos - para se ter uma ideia, obras assinadas por Fiódor Dostoiévski são muito demandadas pelos jovens: ele mencionou que essa tendência se deve muito ao trabalho das editoras, que têm dado uma nova roupagem para as obras. As edições são atualizadas, em um formato que dialoga melhor com o público, que desperta identificação. "A gente vê essa procura e essa necessidade deles, de quererem ver e saber mais sobre esse tipo de livro", mencionou. Outra estratégia inteligente, segundo ele, por parte das editoras, são os brindes, como canecas. Esse público jovem gosta desse tipo de agrado, como pontuou. Questionado se ele observa por quem esses jovens estão sendo influenciados, Nogueira garantiu que percebe que são são os próprios que incentivam uns aos outros para o consumo desse tipo de literatura. "A gente percebe dois, três jovens chegando e falando sobre esses livros e um indicando para o outro", comentou. É claro que os pais exercem alguma influência. "Mas a gente vê de jovem para jovem essa indicação", acrescentou, ao mencionar que muitos buscam pelos livros da moda e outros estão abertos a descobrirem os clássicos. "Essa procura pelo clássico tem nos encantado e chama atenção", enfatizou.  

Livraria recebe lançamento de obra sobre Revolução Federalista Anterior

Livraria recebe lançamento de obra sobre Revolução Federalista

Final de semana é marcado por lançamentos literários Próximo

Final de semana é marcado por lançamentos literários

Deixe seu comentário