BAGÉ WEATHER

Tendência

Dicas para investir em uma decoração retrô

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O estilo retrô é um convite às memórias afetivas, às histórias do passado e às lembranças que proporcionam uma sensação positiva nos dias de hoje. Para alcançar uma decoração retrô autêntica, é fundamental atentar aos detalhes e criar uma atmosfera que transporte para outra época. Tal abordagem é genuinamente única, especialmente quando se adicionam elementos que refletem a personalidade e as preferências pessoais. 

 

Cores e estampas  

A primeira dica é escolher uma paleta de cores que remeta à época retrô preferida. Cores pastel, por exemplo, como rosa, azul bebê e amarelo, eram muito populares nas décadas de 1950 e 1960. 

Outro recurso bastante eficaz são as estampas retrô, como bolinhas, xadrez ou padrões geométricos. Ótimas opções para detalhes estratégicos como almofadas, cortinas e tapetes. 

  

Móveis 

Vale procurar por móveis vintage, como poltronas, sofás e mesas de café, em lojas de segunda mão ou brechós. Móveis de linhas retas e pernas palito são características típicas dessa época e são facilmente encontrados no mercado de novos.  

  

Acessórios e iluminação  

Itens de decoração como relógios de parede antigos, telefones de disco, rádios antigos e pôsteres vintage podem dar um toque autêntico à decoração. 

Outra dica é escolher luminárias com design retrô, como abajures de estilo vintage ou luminárias de teto com aparência antiga. 

  

Paredes e obras de arte 

Papel de parede retrô pode ser uma adição interessante à decoração. Padrões florais ou geométricos eram comuns em outras épocas e são os queridinhos para tornar o ambiente mais charmoso.  

 

Também vale recorrer a quadros ou pôsteres de artistas famosos da época que virou inspiração. Esses podem ser ótimos elementos decorativos, mas sempre devem refletir o gosto pessoal. Escolha com calma aquelas personalidades que mais tenham a ver com o gosto pessoal de quem vai usufruir da decoração.  

  

Acessórios de cozinha 

Para deixar a cozinha com uma carinha retrô, vale investir em utensílios como cafeteiras vintage ou geladeiras coloridas, batedeiras de pedestal ou torradeiras retrô. Apenas alguns itens podem ser destaque na cozinha e já deixá-la bem charmosa. 

 

Outra dica é utilizar azulejos de metrô (subway tiles) para um toque vintage nas paredes. Azulejos coloridos ou estampados também são uma ótima escolha. 

  

Vintage com toque moderno 

Dá para combinar elementos retrô com toques modernos para criar um equilíbrio entre o passado e o presente. 

Uma ideia é ter elementos retrô como acentos decorativos, enquanto os móveis modernos garantem a comodidade da família.  

Também para uma mistura assertiva, vale usar cores modernas e sóbrias nas paredes e nos móveis, e reservar as cores retrô para os acessórios, como almofadas, tapetes e objetos de decoração. 


Quibe de forno recheado é opção para o final de semana Anterior

Quibe de forno recheado é opção para o final de semana

Terror e animações são destaques da programação Próximo

Terror e animações são destaques da programação

Deixe seu comentário