BAGÉ WEATHER

Eleição

Eduardo Leite assume ser gay e diz que vai disputar pré-candidatura

Reprodução/Internet imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Gaúcho disputa prévias com Dória, Virgílio e Jereissati

O governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou, nessa quinta-feira, que vai disputar a pré-candidatura do partido para a eleição presidencial de 2022.

Em entrevista ao programa?Conversa com Bial, da TV Globo, o tucano disse ser "um pré-candidato a pré-candidato". Além do gaúcho, o PSDB tem como pré-candidatos o governador de São Paulo, João Doria, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, e o senador Tasso Jereissati, do Ceará. O início dos debates entre os candidatos será em outubro e as prévias em novembro.

O governador negou que haja uma divisão no PSDB. "É uma parte da sociedade e dentro do partido a gente tem lideranças, que estão apresentando suas biografias e trajetórias para que o partido decida de que forma que quer se apresentar pra população ano que vem", disse.

Além de se posicionar como pré-candidato, Eduardo Leite disse ser homossexual. "Eu sou gay, eu sou gay e sou um governador gay. Não sou um gay governador, tanto quanto Obama nos EUA não foi um negro presidente. Foi um presidente negro. E tenho orgulho disso. Não trouxe esse assunto, mas nunca neguei ser quem eu sou. Nunca criei um personagem", falou.

Bolsonaro ironiza

"O cara está se achando o máximo. Bateu no peito: "Assumi!". É o cartão de visita para a candidatura dele", disse o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a apoiadores nessa sexta-feira na saída do Palácio da Alvorada.

A ampla maioria das manifestações de políticos de diferentes partidos foi de apoio ao governador que assumiu ser homossexual.

Por meio de uma rede social, o principal oponente de Eduardo Leite nas prévias do partido, o governador João Dória escreveu: "Admiração e respeito ao meu amigo Eduardo Leite", enfatizou.

O deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) escreveu em uma rede social que a decisão do governador Eduardo Leite em assumir sua orientação sexual deve ser respeitada e apoiada. "Nesta conjuntura de intolerância e preconceitos institucionalizados é uma atitude corajosa. Que sirva para reforçar a luta contra a homofobia e gere compromissos dele e de seu governo com a luta contra todas as discriminações. No que depender de nós, o amor, sem dúvida, vencerá o ódio", disse.

A entrevista de Eduardo Leite ao jornalista Pedro Bial foi uma das notícias mais comentadas nas redes sociais e destaque em todos os jornais do país. 

Professores realizarão buzinaço para cobrar pagamento do piso do magistério Anterior

Professores realizarão buzinaço para cobrar pagamento do piso do magistério

Comissão especial ouve ex-governadores Próximo

Comissão especial ouve ex-governadores

Deixe seu comentário