BAGÉ WEATHER

Estação

Vândalos ateiam fogo em santa na árvore

Luciano Madeira imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Não  é de hoje que a imagem de Nossa Senhora das Graças, que foi colocada dentro de um tronco de uma árvore na Praça da Estação, vem sendo alvo de vandalismo. A imagem da santa já foi quebrada, teve a cabeça arrancada e, na noite de quarta-feira, justamente a árvore que serve como uma gruta para ela foi incendiada.


Muitas pessoas vão até o local onde a santa está e ali depositam flores. Há até aquelas que se deslocam até a praça para fazer uma oração, e há quem apenas fotografe o símbolo de fé. A reportagem do jornal Folha do Sul recebeu, na noite de quarta, vídeos que mostram a árvore onde a santa foi colocada pegando fogo e um caminhão do Corpo dos Bombeiros apagando as chamas. 


"Estou em choque"

Nilce dos Santos, de 70 anos, foi quem colocou a imagem da santa no interior do tronco da árvore da praça como um agradecimento porque, em 2020, sua filha teve covid-19 e se recuperou. Nilce relatou que, na manhã de ontem, foi caminhar na Praça da Estação e, como faz todos os dias após o exercício, foi até o local para ver a santinha. Quando chegou e se deparou com a árvore naquela situação, garantiu que ficou em choque. "Eu limpei o local e deixei ela ali. Não consigo entender o motivo desse vandalismo com a imagem. Não acho respostas para isso", afirmou.


Posição da prefeitura

Em contato com a reportagem, o biólogo responsável pelo setor de arborização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa, Rodrigo Kanaan, disse a árvore seria retirada junto com as demais árvores mortas que estavam na Praça da Estação. Porém, explicou Kanaaan, a árvore não foi removida justamente porque colocaram a imagem da santa ali. Contudo, como agora foi ateado fogo ali, a ideia da retirada é novamente considerada. "Nós vamos ter que avaliar, mas certamente teremos que removê-la. Mas existe também a possibilidade de nos reunirmos com o pessoal da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra): podemos pintar e fazer um altar", pontuou.


"Falta de paz e amor"

O Frei Juan Miguel Gutiérrez Mendes, pároco das igrejas Nossa Senhora da Conceição e Auxiliadora, disse que vem acompanhando essa situação e que o novo ataque foi uma completa falta de respeito. "Independente da religião, nós precisamos ter respeito a todas as religiões e esse respeito significa paz e amor", sustentou. 


Atuação da BM

O comandante do 1ª Esquadrão da Brigada Militar, capitão Patrique Rolim, disse que não tinha conhecimento dos ataques a imagem da santa. Ele sustentou que a Brigada Militar realiza policiamento com as guarnições de serviço nas praças da área central, e que a polícia tem concentrado esforços, nas praças, principalmente nos finais de semana, porque é quando há maior concentração de pessoas e mencionou que, inclusive, algumas prisões são feitas.

Expectativa é de incremento de até 10% nas vendas Anterior

Expectativa é de incremento de até 10% nas vendas

Leitores falam como definiram seus candidatos Próximo

Leitores falam como definiram seus candidatos

Deixe seu comentário