BAGÉ WEATHER

Covid-19

Três pessoas serão testadas para descartar uso de vacina vencida

Divulgação FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Objetivo da testagem é garantir que imunização foi bem sucedida

Quase 26 mil doses da vacina AstraZeneca teriam sido aplicadas já vencidas. Isso em todo país, mais especificamente em 1 532 municípios. As vacinas são de oito lotes (um total de 139 911 doses), que constam nos registros oficiais do Ministério da Saúde com datas fora da validade. Do montante total, até o dia 19 de junho, 25 935 teriam sido aplicadas. São doses dos lotes 4120Z001, 4120Z004, 4120Z005, 4120Z025, CTMAV501, CTMAV505, CTMAV506 e CTMAV520, que teriam vencido entre 29 de março e 4 de junho (isso segundo reportagem da Folha de São Paulo). O coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, informou à reportagem que três pessoas em Bagé serão submetidas a um teste de antígeno para que não haja dúvida de que a imunização foi bem sucedida.

Essas três pessoas teriam sido imunizadas com doses de lotes que constam na lista de vencidos. Porém, o coordenador enfatizou que as vacinas não foram aplicadas fora da validade, que não existe tal possibilidade, porque as datas são verificadas antes da imunização. Além disso, não seria possível que apenas três pessoas tenham recebido doses destes lotes. Ele explicou que cada frasco tem cinco ou 10 doses. Ou seja, teriam sido aplicadas em cinco ou 10 pessoas. Consta, ainda, que estas doses teriam sido distribuídas em postos de Saúde diferentes e que foram para a primeira etapa da imunização destas pessoas.

Ele enfatizou que os testes serão realizados para que não haja dúvidas ou desconfortos e que o município sabe quem são as pessoas, porque tem tal controle, mas ele reafirmou que não existe a possibilidade destas vacinas terem sido aplicadas fora da validade. "Vamos fazer o teste para tranquilizar estas pessoas, mas não existe essa possibilidade não", garantiu. Haverá, de qualquer forma, uma investigação por parte da Saúde, assim como a testagem. para verificar onde está o erro.

Vale mencionar que constam, nas carteiras de vacinação, o lote de cada uma das vacinas aplicadas na população: ou seja, todos aqueles que foram imunizados podem verificar em suas carteiras os números dos lotes de cada uma das vacinas que recebeu, tanto na primeira quanto na segunda etapa da imunização.

Sábado tem horário de vacinação estendido

A vacinação contra a covid-19, neste sábado, terá horário estendido, das 8h às 18h, no ginásio da Escola São Pedro. Desde essa sexta-feira Bagé imuniza pessoas sem comunidades de 38 anos ou mais. O anúncio foi feito pelo prefeito Divaldo Lara, que enfatizou que Bagé é a primeira cidade do Rio Grande do Sul a chegar a essa faixa etária. Isso em municípios acima de 100 mil habitantes.

A prefeitura divulgou a novidade e enfatizou que todas as vacinas são seguras e testadas pelos órgãos competentes. O prefeito, em suas redes sociais, comemorou que, no mês de junho, houve uma redução de 50% nas internações na UTI covid. À reportagem, Gomes comentou que, ontem, houve uma baixa procura pelas vacinas, e disse esperar que a população procure o São Pedro neste sábado. Ele falou acreditar que a baixa procura se deve ao fato de que o anúncio ocorreu pela manhã e muitos desta faixa etária estavam trabalhando durante todo o dia.


Projeto Casinhas Amarelas é retomado Anterior

Projeto Casinhas Amarelas é retomado

Expectativa do Comércio é de recuperação neste segundo semestre Próximo

Expectativa do Comércio é de recuperação neste segundo semestre

Deixe seu comentário