BAGÉ WEATHER

Região

População se mobiliza para cobrar agilidade na RSC 473

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Obra começou no ano passado

Hoje, a partir das 11h, acontece uma reunião no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Lavras do Sul. O encontro irá debater ações do movimento pelas obras nas RSC 473 e 357. A população cobra agilidade e melhores condições de trafegabilidade.

A reportagem do jornal Folha do Sul ouviu Luciane Delabary, uma das lideranças do movimento na Terra do Ouro. Luciane contou que o grupo estava mobilizado há bastante tempo para cobrar melhorias na estrada que liga Bagé e Lavras do Sul. "Pedindo conserva, manutenção e até mesmo a cobrança sobre o tão prometido asfalto", elencou.

Agora, o Sindicato Rural resolveu unir forças com outros grupos que buscam o mesmo propósito. "Resolvemos então unir força, juntar os grupos que buscam o mesmo propósito, fazermos uma reunião de todos os grupos, chamar os prefeitos dos municípios envolvidos e juntos tentarmos uma solução imediata para a questão da trafegabilidade da estrada , que neste momento está impossível nos 20 quilômetros que corresponde a ERS 357, há mais de seis meses nem uma manutenção", relatou.

Foram convidados a participar da reunião os usuários da estrada em geral, representantes dos estudantes que precisam trafegar todos os dias por ali, produtores rurais da região que utilizam o trajeto para escoar a produção, representantes do poder público e caminhoneiros. "Enfim, todos que precisam da estrada no seu dia a dia, bageense e lavrense", destacou Luciane.

Respostas

Os grupos que cobram melhorias nas estradas já entraram em contato diretamente com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). De acordo com Luciane, a informação que se tem é que não há recursos para a manutenção adequada da estrada. Além disso, o maquinário utilizado está sucateado e algumas máquinas estragam com frequência.

"Sabendo desta falta de condições, já estivemos em Porto Alegre várias vezes, na Secretaria de Infraestrutura e no DAER. Por este motivo estamos marcando esta reunião, para alinhar com outros grupos e montar uma estratégia para obtermos um resultado positivo", finalizou.

Relembre

Logo no início de setembro do ano passado, mais precisamente no dia 2, foi dado pontapé inicial para a realização de um sonho para muitos moradores de toda a região da Campanha. Nesse dia, o mandatário do Estado, Eduardo Leite, esteve na Rainha da Fronteira e assinou a ordem de serviço para o início da pavimentação de um trecho entre Bagé e Torquato Severo. Serão investidos nessa etapa R$ 35,34 milhões com recursos do Tesouro do Estado. A estrada integra o Plano de Obras do governo do Rio Grande do Sul. A previsão era de que a pavimentação de 22,7 quilômetros da RSC-473 seja concluída até o final de 2022.

O asfaltamento da RSC-473 é um desejo muito antigo dos moradores da região. Há pelo menos três décadas a população sofre com as condições da estrada que é repleta de buracos, fazendo com que muitos motoristas fiquem empenhados no meio do caminho.

 

Município assina decreto para abertura de empresas Anterior

Município assina decreto para abertura de empresas

Avaliação do Estado aponta defasagem na aprendizagem Próximo

Avaliação do Estado aponta defasagem na aprendizagem

Deixe seu comentário