BAGÉ WEATHER

Sociedade Espanhola

Luiz Coronel terá seus 50 anos de trabalho celebrado em encontro

Tribuna do Pampa

 
O próximo dia 30 de agosto será marcado pelo encontro denominado como “Conversa Poética”, que tem como tema os 50 anos de literatura do escritor e poeta bageense Luiz Coronel e sua contribuição para a cultura gaúcha. O evento está programado para acontecer a partir das 19h, na Sociedade Espanhola de Bagé.

 
Em conversa com Sávio Machado, que faz parte da assessoria do escritor, ele informou que visitas como essa fazem parte da agenda de Luiz Coronel, e da programação semestral oferecida às instituições de cultura e educação das cidades do Rio Grande do Sul. Ainda, ele explicou que, em Bagé, o evento faz parte do calendário de comemorações do mês do patrimônio cultural. “E, por isso, a presidência da Sociedade Espanhola de Bagé promove esse encontro com um dos ícones da cultura gaúcha e brasileira”.

 
Sávio pontuou que o escritor bageense é o cartão de visita quando o assunto é literatura poética, e que o Estado tem este artista das palavras como seu raro exemplar. “Bagé o guarda como pedra preciosa, entre os mais dignos escritores que a cidade alcançou ao mundo”, disse ele, reforçando que são mais de 50 anos de literatura celebrados com uma viva produção, consagrada pelos leitores mundo afora. “Neste ano, ele entregou sua última obra, Homo Zapiens, que levou a atriz Lúcia Veríssimo a dizer que era 'um dos melhores livros do ano'”.

 
Inspiração sempre
Sávio ressaltou que trabalha com a obra do escritor desde os anos 1980 em suas aulas de teatro e montagens de recitais, mencionando que o convite para o evento se estende a todos os escritores da cidade, para que tenha representação local de todos que levam a literatura como vocação.

 
Para a presidente da Sociedade Espanhola, Vera Pinto Vigil, a expectativa em relação ao evento é de que a comunidade prestigie o momento, que, segundo ela, é muito importante para o autor e também para os bageenses. “A Sociedade Espanhola sente-se lisonjeada em receber o poeta e escrito Luiz Coronel, celebrando os 50 anos de literatura e possibilitando que a comunidade participe”, pontuou.

 

Quem é
Nascido em Bagé no ano de 1938, Luiz Coronel foi para Porto Alegre ainda nos anos 60, tendo, muito jovem, sua iniciação como professor de História e Literatura nos cursos de pré-vestibular. Ele é formado em Direito e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 
O escritor tem quatro filhos, e aproximadamente 70 livros escritos e publicados. Ele também é publicitário, e na biografia confessa que o seu maior momento na propaganda foi a criação da primeira campanha publicitária pela democratização do país.

 
Ainda, ele publica semanalmente seus poemas, causos regionais e crônicas na imprensa da capital e também em jornais do interior, além de comparecer há 20 anos em programação de televisão recitando poemas.
“Em 2026 foi homenageado em Madrid e Salamanca, tendo o seu livro – Um cronista Inesperado, onde narra a sua infância e adolescência em Bagé, sido escolhido livro de cátedra na Universidade de Salamanca, cadeira Literatura Brasileira”.

Bageense lança livro sobre as histórias por trás dos nomes das ruas da cidade Anterior

Bageense lança livro sobre as histórias por trás dos nomes das ruas da cidade

Casos de maus-tratos a cavalos dispara na cidade Próximo

Casos de maus-tratos a cavalos dispara na cidade

Deixe seu comentário