BAGÉ WEATHER

Agenda

Bagé será primeira cidade da turnê do espetáculo Alma Única

Divulgação FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O espetáculo Alma Única retoma as apresentações presenciais neste mês de dezembro abrindo a turnê em Bagé, no Centro Cultural do Dom Diogo de Souza, no sia 16 de dezembro, às 20h, com entrada franca. Além disso, o grupo Alma Única vai realizar workshops gratuitos na manhã do dia 16, que é uma quinta-feira.

Workshops gratuitos

Os workshops serão realizados no Instituto Municipal de Belas Artes (flauta, violão, dança e percussão) e no Piano Studio Cheisa Goulart (harpa e técnica vocal).

As inscrições para os workshops devem ser realizadas nos locais onde as aulas serão ministradas. De acordo com a divulgação, o público-alvo dos workshops são: projetos sociais, ONGs, professores e estudantes, além da comunidade em geral.

Inscrições

No Instituto Municipal de Belas Artes, na Sete de Setembro, 1087, diretamente na secretaria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3247 1643.

Isso para os workshops de flauta (Tirta Sartor), violão (Marcel Estivalet), dança (Débora Brandt Alencastro) e percussão (Arlei Mont`Negro).

Já os workshops de harpa (Leandro Cardona) e técnica vocal (Rosimari Oliveira) têm inscrições abertas no Piano Studio Cheisa Goulart, na avenida Sete de Setembro, 1050, sala 200 da Galeria Kalil. Também pela WhatsApp (53) 9 9962 5150.

A apresentação

Com direção de produção e coordenação da professora Therezinha Petry Cardona, direção musical do flautista, professor e maestro Tita Sartor, direção de palco do baixo-barítono Ricardo Barpp, o elenco é formado por artistas de Montenegro. "O espetáculo apresenta entrelaçamentos entre um recital de música de câmara, com voz e balé, que transita do erudito ao popular; entre a alma brasileira e a universal, evocando o caráter expressivo e artístico da música e da dança, através dos sons, palavras e gestos", apresentou a divulgação.

A apresentação, ainda de acordo com a divulgação, reúne pérolas do repertório erudito europeu, reverencia o tango de Astor Piazzolla e o colorido da música brasileira, de Dorival Caymmi a Villa-Lobos, passando por Tom Jobim e João Pernambuco. "As intervenções da bailarina Débora Brandt Alencastro, aliadas às diferentes combinações dos intérpretes, com destaque para a voz da soprano Rosimari Oliveira, a harpa de Leandro Cardona, instrumento com uma sonoridade de rara beleza, a excelente flauta de Tita Sartor, o violão de Marcel Estivalet e a percussão do músico convidado Arlei Mont`Negro tornam o espetáculo digno da reunião de linguagens tanto do ponto de vista conceitual como estético", destacou.

Intenso e rico

Com iluminação especialmente criada por Carol Zimmer, "o espetáculo representa a sinergia artística envolvendo a dança, o canto e a música de câmara, levando para o público a possibilidade de uma apresentação com a intensidade e a riqueza que as linguagens da dança e da música entrelaçadas propiciam".

É o que defendeu a soprano Rosimari Oliveira: "Nós, do Alma Única, pensamos na visão plástica do espetáculo, onde tudo se integra". O diretor musical e flautista, Tita Sartor, defendeu: "O espetáculo, através da sua diversidade, busca construir no espectador um enredo imaginário de encantamento e encontro artístico entre a música, a dança e o canto".

A bailarina Débora Brandt de Alencastro disse que o Alma Única traz para a cena uma conversa direta com a música e a dança, onde ambas ocorrem no palco simultaneamente e, de certa forma, a dança está abraçada pela música. "O espetáculo traz um certo aconchego neste concerto com seu repertório cuidadosamente selecionado e atenciosa condução cênica", ressaltou.

Elenco

Rosimari Oliveira, soprano

Leandro Cardona, harpa

Marcel Estivalet, violão

Tita Sartor, flauta

Débora Brandt Alencastro, bailarina

Músico convidado - Arlei Mont'Negro (percussão)

Final de semana tem programação especial Anterior

Final de semana tem programação especial

Passeios no Palácio Piratini celebram Dia do Patrimônio Próximo

Passeios no Palácio Piratini celebram Dia do Patrimônio

Deixe seu comentário