BAGÉ WEATHER

Turismo

Passeios no Palácio Piratini celebram Dia do Patrimônio

Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ford Modelo T, carro usado por governadores no início do século passado

Depois de um ano e meio sem receber visitas guiadas, o Palácio Piratini, em Porto Alegre, voltou a abrir as portas ao público nesse fim de semana. Grupos reduzidos e previamente agendados via internet tiveram a oportunidade de conhecer, no sábado e no domingo, a sede do governo gaúcho e ouvir um pouco da história do local. O "reencontro" fez parte das comemorações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, que é celebrado hoje, 17 de agosto.

As visitas foram organizadas de hora em hora, de manhã e à tarde, sempre em grupos de até 20 pessoas e respeitando o distanciamento e os protocolos de saúde. Nestes dias e sempre que há visitações, o passeio começa na entrada principal do palácio, na imponente escadaria de mármore e adornos vindos da França. No final de semana, os grupos foram orientados sobre os cuidados a serem seguidos durante a visita e seguiram para os salões da Ala Governamental e o Gabinete do Governador.

No Salão Negrinho do Pastoreio, o mais nobre do prédio - que ocupa grande parte do andar superior de frente para a praça da Matriz, os olhares e as câmeras dos celulares buscam, sempre, os detalhes dos painéis do pintor italiano Aldo Locatelli, assim como no Salão Alberto Pasqualini, localizado no lado direito do palácio. O artista foi contratado em 1951 para fazer 23 murais.

Quando os visitantes chegam ao Gabinete do Governador, um "telefonema" inusitado surpreende a todos. Ao atender ao telefone banhado a ouro que fica no local, uma gravação simula uma saudação de Borges de Medeiros, primeiro governador a ocupar o palácio e que recebeu de presente o aparelho que hoje faz parte do acervo histórico do Piratini.

O roteiro incluiu ainda a Ala Residencial, os jardins, Salão dos Espelhos e dos Banquetes, onde os visitantes podem circular e aproveitar os cenários para fotografias. O passeio se encerra no subsolo do palácio, onde hoje funciona a Secretaria de Comunicação do Estado, com uma visita à Galeria dos Ex-governadores e ao Memorial da Legalidade, movimento perto de completar 60 anos, liderado pelo então governador Leonel Brizola, em 1961.

A visitação ao Palácio Piratini completou 100 anos em maio 2021. Vale destacar que, quem ficou interessado em conhecer um pouco mais do palácio, pode acessar o tour virtual no site dos 100 anos do Piratini.

Breve história

A sede do governo, localizada na Praça da Matriz, em Porto Alegre, é um dos pontos turísticos mais visitados da capital. Com construção iniciada em 1896, o monumento de estilo neoclássico e materiais importados foi concluído somente em maio de 1921. Na parte interna, pinturas do italiano Aldo Locatelli adornam os salões e contam a história dos gaúchos.

Em 1986, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado e, nos anos 2000, a edificação e seus bens ganharam a proteção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Bagé será primeira cidade da turnê do espetáculo Alma Única Anterior

Bagé será primeira cidade da turnê do espetáculo Alma Única

A vez dos acessórios divertidos Próximo

A vez dos acessórios divertidos

Deixe seu comentário