BAGÉ WEATHER

Covid-19

Bagé teve cinco mortes confirmadas em 24 horas

Arquivo/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Total de 45 estão hospitalizados na Santa Casa

No feriado de Tiradentes, foram cinco mortes por covid-19 confirmadas. Nessa quinta-feira, mais uma foi divulgada. Ontem à tarde, de acordo com informações repassadas pelo secretário-adjunto de Saúde, o médico Ricardo Necchi, que também é chefe da UTI da Santa Casa de Caridade de Bagé, 15 pessoas estavam internadas na unidade. Desse montante, 10 pacientes são da Rainha da Fronteira, dois são de Aceguá, dois de Lavras do Sul e um de Marques de Souza. Também havia uma criança de Aceguá internada na UTI pediátrica.

Na unidade clínica de isolamento, eram 29 casos confirmados de coronavírus - 27 de Bagé, um de Hulha Negra e um de Aceguá. No Hospital Universitário, havia cinco pacientes confirmados. Questionado sobre o expressivo número de mortes no feriado, que chocou a comunidade, o médico explicou que eram pacientes que estavam internados há bastante tempo e que tiveram uma evolução bastante ruim.

Ele sustentou que, diferente do que vinha sendo nos últimos 45 dias, o perfil dos pacientes que são internados começa a mudar. O profissional explica que, do total de pacientes internados na UTI, metade não foi para ventilação mecânica. Isso é algo bastante positivo, porque a maioria que necessita ser intubado acaba não resistindo.

Ao que parece, há menos gravidade. E aqueles que não são intubados, em uma semana, vão para o quarto e conseguem sobreviver. Ele mencionou que o período de 45 dias ao qual se refere foi bastante difícil porque as pessoas internavam em um estado muito grave e a doença evoluía rapidamente, de forma bastante agressiva, e culminava na falência múltipla dos órgãos. Porém, o médico ponderou que a demanda por internação segue alta. Questionado sobre a redução no número de mortes de idosos, confirmou que, de fato, atualmente têm ocorrido mais óbitos de pessoas entre 40, 50 e 60 anos. Ele disse acreditar que isso se deve, sim, à vacina. "Não tenho a menor dúvida", sustentou.

Necchi voltou a afirmar que não teve nenhum registro, na UTI, de pacientes que tomaram as duas doses da vacina e respeitaram o período de 20 dias para estarem imunizados, que tenham internado na unidade. "Sinal que funciona muito bem", acrescentou.

Começa vacinação de idosos de 61

O secretário-adjunto informou à reportagem que nesta sexta-feira começa a imunização de idosos de 61 anos. As vacinas AstraZeneca estarão disponíveis nas unidades de saúde e também no ginásio da Escola São Pedro.

O médico destacou que o município aguarda mais vacinas para seguir a aplicação de segundas doses, sobretudo para aqueles que foram imunizados com a CoronaVac. Ele mencionou a falta de insumos para produção das vacinas e disse que isso tem prejudicado o repasse de mais doses para os municípios. No entanto, pontuou que há expectativa de que uma nova remessa seja remetida para a Rainha da Fronteira neste sábado.


Quinta já começa com morte por covid-19 Anterior

Quinta já começa com morte por covid-19

Vacinação será diária no ginásio do São Pedro Próximo

Vacinação será diária no ginásio do São Pedro

Deixe seu comentário