Varíola
Vacina contra a Mpox é o novo desafio do Estado
Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Início será definido e divulgado nos próximos dias
O primeiro lote de vacinas contra a Mpox, também conhecida como varíola dos macacos, chega ao Estado nesta terça-feira. Serão disponibilizadas 1 384 doses do imunizante, que serão aplicadas em duas doses com intervalos de 30 dias, em grupos vulneráveis à pré e pós-exposição ao vírus Monkeypox, causador da doença. A data para o início da vacinação será definida nos próximos dias, segundo divulgação do Piratini.
Do montante de vacinas, 1 360 serão utilizadas na primeira e segunda doses de imunização de 680 homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais com idade igual ou superior a 18 anos e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses, pertencentes ao grupo pré-exposição. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde destacou que essas pessoas possuem um sistema imunológico bastante prejudicado e correm mais risco de adoecer e morrer se contraírem a Mpox.
Outras 28 doses serão utilizadas para vacinar 14 pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de indivíduos suspeitos, prováveis ou confirmados para Mpox, cuja exposição é classificada como de alto ou médio risco, pertencentes ao grupo pós-exposição. O Informe Técnico do Ministério da Saúde avalia que o atual cenário epidemiológico da Mpox apresenta uma queda progressiva no número de casos em todo o mundo, incluindo no Brasil, e que a principal estratégia de contenção é a identificação de casos e o rastreamento de contatos. Segundo o documento, a estratégia de vacinação atual tem como objetivo principal proteger indivíduos com maior risco de evolução para formas graves da doença.
Mais de 250 doses contra a covid-19
Questionada se há previsão do recebimento de doses para vacinação contra a Mpox, a coordenadora de Imunizações do município, Tatiana Miranda, garantiu que ainda não há informações. Vale mencionar que, atualmente, o município está mobilizado na imunização com doses da vacina bivalente contra a covid-19. Idosos com 65 anos ou mais podem buscar pelas doses. No sábado, houve vacinação na praça e 200 doses desse tipo foram aplicadas. Outras 55 doses (essas monovalentes) contra a covid-19 também foram aplicadas em outros grupos.
Está prevista para esta semana a redução da faixa etária para a vacinação com doses bivalentes: deve baixar para 60 anos ou mais, conforme esclareceu Tatiana. Isso após a chegada de mais doses da vacina. É importante destacar também que Bagé deve ter mais uma edição de vacinação na praça Silveira Martins, a do Coreto, com a unidade móvel. Segundo detalhou a coordenadora de Imunizações será no dia 25 de março.
Deixe seu comentário