BAGÉ WEATHER

Colegiado

Surge a frente parlamentar em defesa da Metade Sul

Vinicius Reis/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Parlamentar disse que essa região do Estado precisa de atenção especial

A Assembleia Legislativa instalou, na manhã de ontem, a Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento da Metade Sul. A frente foi proposta pelo deputado Marcus Vinícius (PP). A cerimônia de instalação foi em formato híbrido (presencial e virtual) e ocorreu?no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha.

Em seu pronunciamento, o deputado lembrou que historicamente o Rio Grande do Sul é visto como uma dualidade de realidades, com uma região norte desenvolvida e uma região Sul empobrecida. Segundo ele, a Metade Sul merece e precisa de atenção especial. O progressista falou que são necessárias políticas de desenvolvimento claras para a região. Ele enumerou características como a fertilidade das terras, a proximidade com Argentina e Uruguai, o potencial energético da região carbonífera, os recursos logísticos do Porto de Rio Grande e da região da Costa Doce, com a localização do maior espelho de água doce da América Latina. "A diferença de desenvolvimento se deve em grande parte ao grau de prioridade política. Nos últimos 100 anos demos mais prioridade para a indústria e diversificação de culturas na Metade Norte. Não se quer aqui criar um conflito entre regiões, mas sim unificar o crescimento do Estado. Unir e não dividir", exortou.

O deputado infirmou que a frente vai também prestigiar as ações iniciadas com a Comissão Especial da Metade Sul, presidida em 1998 pelo deputado Frederico Antunes (PP). "Conquistas como as Zonas Livres de Comércio nas cidades de fronteira e o incremento da aviação regional terão continuidade", assegurou.

 

Pesquisa aponta confiança na urna eletrônica Anterior

Pesquisa aponta confiança na urna eletrônica

Câmara passou 'boiada' da impunidade, avalia instituto Próximo

Câmara passou 'boiada' da impunidade, avalia instituto

Deixe seu comentário