BAGÉ WEATHER

Barrados

Projetos de denominações não passam na Câmara

Arquivo imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Propostas estavam em pauta nas extraordinárias ontem

Dos nove projetos de lei que denominam ruas e espaços públicos que estavam na pauta das sessões extraordinárias ontem apenas um foi a plenário. Os outros ficaram em vista com os vereadores do PP Omar Ghani e Cléber Zuliani.

Todos esses projetos com denominações prestam homenagem a personalidades que ajudaram a construir a história de Bagé. O pacote foi enviado ao Legislativo pelo Executivo.

O único que foi a plenário é o que institui de Estrada do Forte "Vilson Souza" o trecho em extensão a partir da BR-293 até o entroncamento com a estrada Santa Tecla. Souza se notabilizou nas pistas do Freio de Ouro com a conquista de inúmeros prêmios.

Ghani argumentou que esse projeto foi a plenário porque essa homenagem está incluída nas comemorações dos 210 anos de Bagé e os outros não. Segundo ele, para não atrapalhar as festividades.

Esse pacote de projetos relativo a denominações foi um trabalho executado pela coordenadora de Relações Institucionais da prefeitura, a ex-vereadora e presidente do diretório municipal do PP, Sonia Leite. Em matéria publicada neste espaço na semana passada, ela comentou que logo que assumiu esse setor o primeiro pedido do prefeito Divaldo Lara é que ela fizesse um levantamento de ruas que não têm nome e outro levantamento com sugestões de nomes para esses espaços públicos.

Sonia disse que foram ouvidos diferentes segmentos da sociedade e familiares dos possíveis homenageados.

"Uma infeliz coincidência"

Como os vereadores são da base do governo e do mesmo partido de Sonia, a reportagem perguntou a Ghani quais os argumentos para o pedido de vista. O progressista respondeu que faltou diálogo do Executivo com o Legislativo. Ele contou que estranhou o fato de os projetos terem chegado na Câmara na última hora e que não sabia que a intenção era essa em denominar espaços públicos. "Não dá para ser no toque de caixa", reclamou.

Ao ser questionado sobre a questão partidária, Ghani disse que foi "uma infeliz coincidência" de ter sido a bancada do PP a pedir vista.

Além disso, relatou que tem projeto que foi encaminhado para a Câmara que já tem vereador propondo denominação para o mesmo espaço - como é o caso de uma ponte na zona rural.

Sonia contrapõe

Sonia Leite afirmou que todos os projetos referentes às denominações tramitaram pelos setores competentes da prefeitura, como a procuradoria jurídica e o cadastro imobiliário, que é o que tem todas as informações sobre nomes de ruas.

Segundo ela, no cadastro imobiliário não tem nenhuma solicitação de vereador com denominações para esses espaços que foram propostos pelo governo municipal. "Nenhum projeto deles (vereadores) foi protocolado", asseverou.

Os homenageados

Os projetos de lei enviados para a Câmara de Vereadores homenageiam pessoas que se notabilizaram em Bagé em diferentes segmentos que são as seguintes:

- Olavo Salles denomina a ponte localizada no Corredor das Tropas, sob o Arroio Bagé no trajeto de acesso e interligação da zona leste à zona norte, Estrada do Passo do Pérez com Corredor das Tropas.

- Padre Carlini denomina a Rua 2 (dois), no Loteamento Universitário Minotto, bairro Malafaia.

- Wanda Saury da Rosa (Fuzilica) denomina a rua 765, no bairro Arvorezinha.

- Instituiu de Estrada do Forte "Vilson Souza" o trecho em extensão a partir da BR-293 até o entroncamento com a Estrada Santa Tecla.

- Cecê Móglia denomina a viela número 22, no Bairro de Santa Tereza.

- Belchior Silva Dias denomina a rua 421, no Bairro Getúlio Vargas.

- Daguiomar Marques Alves "Caçulinha" denomina a Travessa 14, no bairro Malafaia.

- Zeno Freitag denomina o Parque Natural Municipal do Pampa.

- Aracely dos Santos Menezes denomina a Casa do Empreendedor.

 

Petistas encaminham recurso para Santa Casa Anterior

Petistas encaminham recurso para Santa Casa

Pela ampliação do horário de vacinação Próximo

Pela ampliação do horário de vacinação

Deixe seu comentário