BAGÉ WEATHER

Projeto

Mainardi critica proposta de reajuste apresentada pelo governo

Joaquim Moura/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Participantes rejeitam proposta de reajuste do salário mínimo regional

Os participantes da audiência pública promovida pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, rejeitaram o reajuste do piso regional 2021 em 2,75%, proposto pelo governo de Eduardo Leite protocolado em julho no parlamento gaúcho.
A proposta encaminhada pelo governo para alteração do piso e apresentação da nova tabela de salário regional para este ano, fixa um reajuste de 2,73% sobre a tabela do ano anterior e prevê retroatividade a valores de fevereiro, que é a data-base do piso. Com isso, o trabalhador inserido na menor faixa salarial receberá R$ 1.270,92. O percentual equivale a 50% da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2020. A Lei de reajuste do piso regional não se aplica aos empregados que têm piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo e aos servidores públicos municipais.
O evento, realizado no Teatro Dante Barone do Palácio Farroupilha e com participações através do sistema virtual utilizado pela Assembleia, foi conduzido pelo deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), relator da Subcomissão do Piso Regional do Rio Grande do Sul .
Mainardi disse não entender a posição dos empresários gaúchos de não compreender o papel do salário e o papel da demanda na atividade econômica e no crescimento das atividades econômicas. "Ou não compreendem, ou estão embebidos por um viés eminentemente ideológico, e levaram o governador a ter a mesma posição". Para ele, se não é possível dobrar o salário mínimo regional, pelo menos um aumento paulatino, criando uma virtuosidade que faça o pais crescer. Mainardi afirmou que uma proposta de reajuste de 2,75% aplicada à tabela do ano passado é lamentável. "É uma indignidade. É incompreensível o que o governador está fazendo com os trabalhadores gaúchos". O deputado lembrou que a bancada do PT apresentou um projeto de lei que abre a possibilidade de recuperação do salário mínimo pela inflação, ganho real pelo PIB e uma mesa de negociação com empresários, trabalhadores e Executivo.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do deputado, não participaram da audiência, representantes do governo e de setores empresariais.
 
Roberto Jefferson deixa presidência do PTB Anterior

Roberto Jefferson deixa presidência do PTB

Vereador prioriza o combate a dependência química Próximo

Vereador prioriza o combate a dependência química

Deixe seu comentário