BAGÉ WEATHER

Combate

Justiça Eleitoral e partidos se unem contra a desinformação

Divulgação/TRE - RS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - As agremiações se comprometem a adotar medidas que desestimulem a propagação de notícias falsas

Nesta semana, foi realizada a assinatura do Compromisso pela Democracia, um acordo de cooperação firmado entre a Justiça Eleitoral gaúcha, representada pelo Comitê de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), e todos os partidos com representantes na Assembleia Legislativa . O objetivo é reduzir os efeitos nocivos provocados pela disseminação da desinformação, durante todo o processo eleitoral deste ano.

O ato contou com a presença de 12 representantes de partidos. Representando o Regional gaúcho, estavam: o presidente da instituição, desembargador Francisco José Moesch; a vice-presidente e corregedora, desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak; e o diretor da EJERS e presidente do Comitê de Enfrentamento à Desinformação, desembargador Jorge Luís Dall'Agnol. O desembargador Moesch explicou a importância da formalização do acontecimento, para que as eleições transcorram de forma segura e transparente.

No documento, os partidos se comprometem: a atuar como agentes colaboradores da Justiça Eleitoral, esclarecendo os seus correligionários e os cidadãos, em geral, acerca das características, procedimentos e funcionamento do processo de votação; participar da fiscalização de todas as fases de preparação e execução das eleições e do processamento eletrônico da totalização dos resultados; desestimular a desinformação, adotando estratégias preventivas e de contenção de seus efeitos negativos e; opor-se à divulgação ou compartilhamento de fatos sabidamente falsos, que atinjam a integridade do processo eleitoral.


Eleitor pode antecipar consulta sobre local de votação Anterior

Eleitor pode antecipar consulta sobre local de votação

Número de filiados cai no Estado Próximo

Número de filiados cai no Estado

Deixe seu comentário