BAGÉ WEATHER

PIX

Doações serão apenas com CPF como chave

Marcello Casal Jr/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - PSD havia pedido a possibilidade de usar outras chaves

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que apenas pessoas físicas que utilizarem o CPF como chave de identificação no sistema de pagamento PIX poderão doar valores para financiar campanhas eleitorais. A decisão foi tomada na análise de um pedido de reconsideração feito pelo diretório nacional do PSD.

Na sessão do dia 31 de maio, os ministros responderam afirmativamente a uma consulta formulada pela legenda e permitiram o uso da ferramenta para a arrecadação de recursos, desde que os doadores usassem o CPF como forma de se identificar dentro da plataforma.

A legenda, então, argumentou que todas as operações realizadas no sistema de pagamento poderiam ser rastreadas e solicitou que o TSE autorizasse o recebimento de transferências feitas por meio de qualquer chave escolhida pelo titular da conta.

Ao analisar a questão, por unanimidade, o tribunal confirmou que somente a doação pelo CPF pode ser aceita para garantir a identificação da origem da transferência e cumprir o princípio constitucional da transparência. As outras opções levariam entre 15 e 45 dias para serem rastreadas e identificadas, segundo o TSE.


TSE vai recalcular divisão do Fundo Eleitoral Anterior

TSE vai recalcular divisão do Fundo Eleitoral

Passam a valer diversas vedações a agentes públicos Próximo

Passam a valer diversas vedações a agentes públicos

Deixe seu comentário