BAGÉ WEATHER

Ruas

Dar nome a vias públicas é uma necessidade

Arquivo imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Inúmeros logradouros nos bairros da cidade não têm denominação

Só quem mora em uma rua na cidade que não tem nome é que sabe o quão é importante a denominação dessa via. A rua que não tem nome se torna um tormento para os moradores por vários motivos, entre eles a entrega de correspondências. Existem críticas muitas vezes direcionadas aos vereadores quando eles propõem denominação de ruas, porém quem age dessa forma não tem a consciência da importância disso. Em Bagé o que mais tem nos bairros são logradouros apenas com número.

Ao instituir a assessoria de Relações Institucionais, o prefeito Divaldo Lara pediu à ex-vereadora Sonia Leite, que assumiu o órgão, para que se dedicasse a essa necessidade, com levantamento de nomes de bageenses que possam dar nomes às ruas.

Ela assumiu o órgão em fevereiro desse ano e já se debruçou nesse trabalho. Primeira coisa que Sonia fez foi pedir sugestões de nomes a diferentes segmentos. Depois foi fazer mapeamento das ruas e ouvir familiares dos possíveis homenageados. "É um trabalho exaustivo", conta a assessora de Relações Institucionais.

Segundo ela, foram sugeridos 400 nomes. Depois de feita uma avaliação, ficaram em 200 nomes e a lista foi entregue ao prefeito. Uma nova avaliação foi realizada e ficaram em 100 nomes.

Neste primeiro momento será enviada para a Câmara de Vereadores a sugestão de 15 nomes, que poderão denominar ruas. A proposta tem que ser aprovada em plenário.

Dentre os homenageados estão Caçulinha, que nomeará a Travessa 14, do bairro Malafaia; Ierecê Móglia (Cecê), como será chamada a Viela 22, que dá acesso ao Complexo de Santa Tereza; Estrada do Forte "Vilson Souza", nome do trecho que segue da BR-293 até o entroncamento com a Estrada Santa Tecla, e Fuzilica, novo nome para a rua 765, no bairro Arvorezinha.

Ainda entre as figuras que terão seus nomes eternizados na cidade estão Olavo Salles e Nilo Romero, ambos denominando pontes localizadas no Corredor das Tropas. Já a Casa do Empreendedor passará a se chamar "Casa do Empreendedor Aracely dos Santos Menezes"

 

Progressistas em ritmo de convenção Anterior

Progressistas em ritmo de convenção

PTD mantém comissão provisória Próximo

PTD mantém comissão provisória

Deixe seu comentário