BAGÉ WEATHER

Representatividade

Campanha incentiva mais mulheres na política

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Em Bagé apenas duas vereadoras foram eleitas na eleição de 2018

Nesta terça-feira estreia em rede nacional, a nova campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Mais Mulheres na Política 2022. A ação ficará no ar até o dia 17 de julho,.

Se por um lado as mulheres representam 52% da população brasileira, no outro extremo, ocupam apenas 12% das prefeituras, somente 15% do Congresso Nacional e nem 4% nos governos estaduais. Para 25 governadores homens eleitos, há uma única? governadora eleita.

Apesar de serem a maioria do eleitorado, o número de candidatas (33,6%) é quase a metade do número de candidatos homens (66,4%).

Em Bagé, dos 17 vereadores apenas seis mulheres ocupam as cadeiras - duas delas foram eleitas e quatro ocupam o cargos porque os titulares assumiram secretarias no governo municipal.

As peças da iniciativa do TSE destacam exatamente a diferença entre o Brasil real e o Brasil político e finalizam com o slogan da campanha: "Mais mulheres na política. A gente pode, o Brasil precisa".

Para o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, a democracia sem a expressão do feminismo se atrofia, torna-se uma mera formalidade, perde a representatividade.

Segundo ele, a democracia, para ser plena, tem que apresentar a sua face feminina. "Além da questão da visibilidade das mulheres, há também a questão da efetividade das medidas que visam garantir a elas o acesso e a voz nos espaços da vida política do país. A Justiça Eleitoral está do lado da materialização dos direitos que são inerentes à condição feminina", destaca.

De acordo com a ministra do TSE Maria Cláudia Bucchianeri, além das campanhas que o TSE realiza, que vem incentivando uma maior participação feminina da política, a Justiça Eleitoral vem se tornando um espaço que reverbera as demandas sobre o tema. "O TSE vem se tornando um centro de luta contra a violência política de gênero, sobretudo, e catalisando ações que ampliam a participação feminina em postos de lideranças políticas", afirmou.


Quatro partidos exibem propaganda partidária Anterior

Quatro partidos exibem propaganda partidária

Eduardo Leite abre mão de pensão Próximo

Eduardo Leite abre mão de pensão

Deixe seu comentário