BAGÉ WEATHER

Abastecimento

Sanga Rasa está próxima de déficit de oito metros

Deividi Leonel/Especial FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Bagé enfrenta 15 horas de desabastecimento por dia

A 11 dias do fim do mês de maio e a um mês do começo do inverno, as barragens da cidade ainda apresentam déficit hídrico, com exceção da Emergencial, que está cheia. O principal reservatório da Rainha da Fronteira, a Sanga Rasa, até essa sexta-feira, estava 7,8 metros aquém de sua capacidade total. Já a Piraí apresentava um déficit de 4,1 metros.

A cidade voltou a enfrentar, desde o dia 9 de maio, um racionamento de 15 horas. Isso após ter ficado 18 horas sem abastecimento por dia devido ao agravamento da estiagem. Porém, com maio, chegou a chuva - até o dia 8 desse mês choveu 186,4 milímetros, o que possibilitou a redução do tempo diário sem água nas torneiras.

A reportagem questionou à comunicação do Departamento de Água, Arroios e Esgoto se está prevista alguma mudança no abastecimento para os próximos dias. A informação é de que não. "Tudo igual por enquanto, no aguardo de chuvas".

Vale lembrar que a cidade está dividida em dois setores: cada um recebe nove horas de água por dia. Também há um setor três, que é abastecido pela caixa da São João. Outra ressalva é que há bairros da zona Leste que recebem a água das Pedreiras - nesse caso, o abastecimento é das 16h a 1h.

Um dos questionamentos mais recorrentes nas redes sociais do jornal Folha do Sul - isso cada vez que o tema é abastecimento - é o motivo pelo qual o Daeb não altera os horários de abastecimento entre os setores. Ocorre que sempre o setor um recebe água nas torneiras das 3h às 12h, e o setor dois das 18h às 3h.

Conforme esclareceu a comunicação da autarquia, além da questão operacional envolvida, o objetivo é também abastecer o centro da cidade pela manhã. "Onde há a maioria dos restaurantes", argumentou. Ou seja, a ideia é garantir a esses estabelecimentos comerciais a água no turno em que mais precisam dela.


Sol e pancadas de chuva
De acordo com o Instituto Climatempo, para este sábado está previsto sol, sem nuvens. A mínima fica em 10 graus e a máxima chega a 24 graus. O sol aparece com algumas nuvens no domingo, mas não chove. Os termômetros oscilam entre 11 e 25 graus. Da mesma forma, na segunda e na terça-feira. Aliás, na terça a máxima pode chegar a 27 graus.

A previsão é um pouco diferente para o Instituto Nacional de Meteorologia. Conforme o Inmet, chove neste sábado. A temperatura oscila entre 16 e 25 graus e o prognóstico é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Pancadas de chuva também são apontadas para domingo, quando a máxima não deve ultrapassar os 20 graus. E a tendência é tal condição se repetir na segunda, quando a máxima atinge os 26 graus. Não chove na terça, quando os termômetros atingem os 30 graus.

Saúde garante: ninguém fica sem raio-x Anterior

Saúde garante: ninguém fica sem raio-x

Agentes de Saúde ainda não atendem toda a cidade Próximo

Agentes de Saúde ainda não atendem toda a cidade

Deixe seu comentário