BAGÉ WEATHER

Após denúncia

Saúde garante: ninguém fica sem raio-x

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Secretário esclareceu que novo aparelho está sendo adquirido

O vereador Lelinho Lopes, do PT, garantiu ao Folha do Sul que a Unidade de Pronto-Atendimento enfrenta problemas com seu aparelho de raio-x. Segundo informações obtidas pelo vereador, o equipamento estaria avariado há três meses. E, ontem, garantiu que a máquina não estaria funcionando. “Sabemos que o raio-x é utilizado durante todo o dia. É muito importante para nossa cidade. Precisamos que a questão seja solucionada”, enfatizou.

O secretário de Saúde, Ronaldo Hoesel, garantiu, ontem à tarde para a reportagem, que o raio-x está em funcionamento. "Está funcionando. Ele é um raio-x antigo, que tem tido alguns problemas", elucidou. "Tenho mandado arrumar, só que a empresa que dá manutenção diz que ele está obsoleto e que nós vamos ter que substituir", detalhou.

Lelinho chegou a comentou que a direção da UPA mencionou a necessidade de aquisição de um novo aparelho, que, de acordo com o vereador, custa R$ 300 mil. O secretário de Saúde enfatizou, porém, que mesmo com esses problemas, ninguém fica sem atendimento. "Nesses períodos que ele (o raio-x) deu alguns problemas, nós temos usado o raio-x do PAM, que atende as necessidades da UPA. Inclusive, nós colocamos carros para as pessoas poderem se deslocar para fazer o raio-x", informou.

De acordo com Lelinho, além de orientados a procurarem o Posto de Atendimento Médico, os pacientes também são encaminhados para o Pronto-Socorro da Santa Casa. Ainda sobre o raio-x da UPA, o secretário de Saúde do município acrescentou que já foi encaminhada uma solução para o problema. "O prefeito já destinou recurso para a gente comprar. O prazo de compra é o prazo de entrega dos produtos, da licitação. Enquanto isso, se ele não está funcionando, o do PAM 1 atende as necessidades da UPA. Nós não estamos sem o atendimento", garantiu Hoesel.

Por fim, ele resumiu: "O raio-x da UPA às vezes funciona e, quando dá problema, a gente manda vir e eles dão uma manutençãozinha, mas ele (o raio-x) dura pouco, porque é velho". Hoesel ainda esclareceu que, nesses três meses à frente da Secretaria de Saúde, o aparelho estragou duas vezes. "E aí eu mandei arrumar. No período de conserto, a gente atende com o aparelho do PAM", reiterou. Sobre a atual situação, esclareceu: "Agora, neste momento, ele está fazendo alguns serviços pequenos para não dar muita carga, ou ele estraga. Enquanto não comprar um novo, a gente vai ter esse problema”.

Morre músico Leko Ribeiro Anterior

Morre músico Leko Ribeiro

Sanga Rasa está próxima de déficit de oito metros Próximo

Sanga Rasa está próxima de déficit de oito metros

Deixe seu comentário