BAGÉ WEATHER

Saúde

Radioterapia só estará concluída com a chegada de equipamento

Thaís Nunes imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Serviço só estará em funcionamento a partir do segundo semestre

Nesta sexta-feira, dia 8 de abril, o presidente Jair Bolsonaro retorna ao município para cumprir algumas agendas. Entre elas está a inauguração da Radioterapia, que vai atender pacientes de Bagé e região. Entretanto, o serviço ainda não ficará disponível para a população. É que ainda há uma série de etapas a serem cumpridas.

Conforme explicou para a reportagem do jornal Folha do Sul o administrador da Santa Casa de Caridade de Bagé, Raul Vallandro, a inauguração é uma espécie de ato simbólico, já que o presidente estará no Rio Grande do Sul. "Ele vai inaugurar, já que ele ajudou a destrancar o processo no Ministério da Saúde para que esse projeto andasse. Vamos agradecer a ele junto com todo o pessoal esse apoio", explicou.

Mesmo que seja inaugurado o prédio, ainda faltam algumas etapas a serem vencidas para que ele de fato esteja pronto e disponível para a população. Segundo Vallandro, a obra do prédio está praticamente concluída. Entretanto, para ela poder ser de fato considerada finalizada é necessário que o acelerador linear - aparelho responsável pelo tratamento - esteja devidamente instalado e testado. "Para a obra estar concluída oficialmente o equipamento precisa estar instalado. Até a instalação do equipamento, a obra não é considerada concluída", enfatizou o administrador.

Quanto ao acelerador linear, o aparelho ainda não chegou no Brasil. Vale destacar que ele é fabricado nos Estados Unidos e terá que ser transportado até o país em um navio. De acordo com o gestor, o equipamento está a caminho e deve chegar ao porto de Santos por volta do dia 24 deste mês. A escolha do porto de Santos se deve aos trâmites federais. Por isso ele não pode desembarcar no porto de Rio Grande, que seria o mais próximo da Rainha da Fronteira.

A partir da chegada do equipamento em solo brasileiro começam os trâmites para a liberação da entrada no país, além de outras etapas. Ele terá que ser transportado em um caminhão até Bagé. Ou seja, o acelerador linear deve de fato chegar na cidade cerca de duas semanas após o desembarque no porto. Depois, virão até Bagé técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear para fazer a instalação. Isso deve demorar cerca de um mês. Logo após vem a etapa de treinamento da equipe que vai atuar no local e os testes, o que deve durar também cerca de um mês.

Por isso, Vallandro afirmou que permanece a previsão anunciada em coletiva de imprensa no dia 17 de março. "Final de julho, início de agosto é a previsão", disse. Portanto, o serviço de Radioterapia só estará de fato disponível para a população no início do segundo semestre de 2022. "A instalação é complicada, os treinamentos, também os testes e as vezes pode demorar um pouquinho mais", justificou o administrador.

Vale lembrar que a construção do prédio requer diversas peculiaridades que o diferem de construções convencionais. Há paredes que possuem mais de dois metros de concreto. Somente em uma sala foi utilizada a mesma quantidade de concreto que leva em um prédio de quatro andares. Tudo para garantir a segurança e cumprir as normas.

Visita

Durante o dia de ontem uma equipe ligada ao presidente Jair Bolsonaro esteve visitando as instalações da Radioterapia. Até o fechamento desta edição, o horário da agenda presidencial na Rainha da Fronteira não havia sido divulgado.


Bagé vacinou mais de 100% das crianças Anterior

Bagé vacinou mais de 100% das crianças

Franciscanas: 150 anos presentes no Rio Grande do Sul Próximo

Franciscanas: 150 anos presentes no Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário