BAGÉ WEATHER

Entrevista

Quarta Vara Cível de Bagé é inaugurada hoje

Nesta quinta-feira, acontece a inauguração da 4ª Vara Cível em Bagé. A solenidade está prevista para começar às 15h no salão do tribunal do júri. A nova vara irá funcionar no segundo andar do Fórum e quem irá responder de forma interina é a juíza Marina Walchter Gonçalves.

Na tarde de ontem, a reportagem conversou com a presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira. Ela já estava em viagem para Bagé, onde hoje será recepcionada com um almoço oferecido pela Subseção da OAB local.

A desembargadora comentou que tem 37 anos de judiciário e que é um grande desafio estar à frente da Justiça do Estado. A presidente da Corte salientou que o TJ/RS está instalando, no mês de março, novas câmaras nos fóruns e que as cidades de Santa Cruz do Sul, Viamão e Gravataí receberam Câmaras Especializadas em Violência Doméstica, e que Bagé, a partir de hoje, passa a contar com a 4ª Câmara Cível Fazendária.

Ao ser indagada se, com a instalação da nova Câmara, a expectativa é de que os processos sejam julgados com mais rapidez, a presidente do TJ disse acreditar que sim, e que os processos tenham mais eficácia. “Hoje, Bagé é uma entrância intermediária e será elevada para entrância final. Em seguida estaremos enviando esse projeto para a Assembleia Legislativa para que seja aprovado”, disse.

Perguntada se existe a possibilidade de Bagé receber novas varas, a desembargadora respondeu que, neste momento, não, mas que, se for necessário, essa possibilidade pode ser estudada.

Sobre como ela avalia o acesso às informações do Tribunal de Justiça pela internet, a presidente falou que isso é transparência, o que, segundo ela, significa uma proximidade da Justiça com a sociedade. “É muito importante porque precisamos prestar contas à sociedade”, pontuou.

Laços com a cidade
A desembargadora, que será recepcionada com um almoço oferecido pela Subseção da OAB de Bagé, falou dos vínculos com a Rainha da Fronteira. Ela comentou que vinha muito para a região porque tem um irmão que trabalhou vários anos na usina de Candiota e os passeios da família eram em Bagé. A desembargadora acrescentou que, atualmente, em Bagé, tem familiares maternos.

BOX

Pioneira

A desembargadora Iris Helena é a primeira mulher eleita para a presidência do TJ/RS. Ela é natural de Pelotas, onde nasceu em 16 de junho de 1957. Na Princesa do Sul, se formou em Direito.

5.1 - Legenda: Desembargadora falou ao Folha do Sul sobre o novo órgão
Crédito: Eduardo Nichele/Especial FS

5.2 - Legenda: Nova vara irá funcionar no segundo andar do Fórum
Crédito: Luciano Madeira

Alto escalão do TJ/RS participa de visitas e de solenidade Anterior

Alto escalão do TJ/RS participa de visitas e de solenidade

Feira Rainha da Fronteira será na próxima semana Próximo

Feira Rainha da Fronteira será na próxima semana

Deixe seu comentário