BAGÉ WEATHER

Unipampa

Planetário tem atividades intensas e destaque internacional

Reprodução/Planetário da Unipampa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Vídeo fala sobre forma e estrutura da Terra

Desde o início da pandemia de coronavírus, o Planetário da Unipampa migrou suas atividades para o ambiente virtual. "Fizemos tudo o que fazíamos antes, só que por meio de plataformas. Fomos os pioneiros no Brasil a fazer sessão de planetário virtual", relata o coordenador do projeto Astronomia para todos, o professor Guilherme Marranghello. A equipe também produziu muito conteúdo, que está disponível no Youtube. E, com a volta às aulas, criou o programa "Planetário na sua sala de aula". 

Em síntese, são produções da BNCC, que prevê conteúdos de astronomia para todos os anos, explicados pela equipe do Planetário. Tais vídeos são transmitidos ao vivo no canal do planetário no YouTube. Em setembro e outubro, as apresentações foram voltadas para turmas do 1°ao 6° ano do Ensino Fundamental, inclusive seguem disponíveis no canal, já que foram gravados. Em novembro, os conteúdos serão voltados para turmas do 7°, 8 ° e 9° ano. 

Marranghello ressalva que poucos professores têm formação nesta área. Por isso a importância do projeto. E lembra que todos os vídeos têm duração máxima de 30 minutos. Ou seja, são facilmente incluídos nas programações de aulas. "Assim, podemos contribuir cada vez mais com o município", justifica a iniciativa.

Questionado sobre se há perspectiva de retorno às atividades presenciais no planetário, o professor explica que isso será permitido já em dezembro e que ocorrerão eventos testes. Ele elucida que a Unipampa deverá voltar às atividades presenciais de forma gradativa: "A partir de primeiro de dezembro já estaremos liberados, mas, como as escolas estarão em férias, devemos fazer apenas eventos testes para voltar no ano que vem".

Sobre os projetos para 2022, admite que são muitos. "Mas dependemos de aprovação dos órgãos de fomento e os resultados saem apenas em dezembro", pontua. Para quem quer acompanhar as atividades e conferir os conteúdos antes mesmo desse retorno à estrutura do planetário, basta acessar o canal, por meio do link www.youtube.com/planetariodaunipampa.


Melhor evento para famílias

Marranghello admite que 2021 foi de muitos desafios: "Este ano foi ainda mais desafiador, por vários motivos. Mas foi recompensador. Produzimos uma sessão de planetário que já foi distribuída para planetários de 13 países distintos", comemora. O esforço, porém, teve resultados empolgantes. "Acabamos recebendo prêmios em duas (de cinco) categorias de um evento promovido pela Associação Astronômica Internacional. E uma menção honrosa como um dos 10 grupos que mais fez atividades, contribuindo para o enfrentamento da pandemia", relata.

O Planetário da Unipampa recebeu o segundo lugar como melhor evento para famílias, pelas sessões de planetário virtuais e a menção honrosa foi na categoria maior número de eventos registrados por um único grupo. "Se já somos felizes com o trabalho que realizamos, imagina agora, com o reconhecimento de que nós, apontando para o céu, junto com todos que nos apoiam, ajudamos no enfrentamento de um dos períodos mais difíceis da história recente", manifesta o professor, em publicação que anunciou a novidade.

Santa Casa esclarece situação de pagamentos Anterior

Santa Casa esclarece situação de pagamentos

Bagé descarta circulação da variante Delta Próximo

Bagé descarta circulação da variante Delta

Deixe seu comentário