BAGÉ WEATHER

Covid-19

Bagé descarta circulação da variante Delta

Arquivo/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O município de Bagé atingiu 100% da população-alvo com a primeira dose da vacina contra a covid-19. O coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, destacou que este é um marco importante para todos os envolvidos no combate ao coronavírus. Lembrou que as equipes estão mobilizadas desde o início e que, por isso, estão comemorando muito o percentual. Vale explicar que é considerada população vacinável todos aqueles com mais de 18 anos.

Além disso, Bagé já atingiu 81,9% da população-alvo com a segunda dose da vacina. Quando o total da população é considerado, a Rainha da Fronteira já vacinou 76,6% dos pacientes com a primeira dose da vacina e 58,5% com a segunda. No total, Bagé já aplicou mais de 162,3 mil doses de vacinas contra a covid-19. Vale mencionar que, ontem, o município de Lavras do Sul confirmou a circulação da variante Delta do coronavírus. 

Questionado sobre se isso acende um alerta, Gomes garantiu que sim, porém enfatizou que tal variante ainda não circula na Rainha da Fronteira. Ele ponderou que o avanço da vacinação tem como consequência estabilidade no número de internações e que a procura por testes não tem aumentado, mas mantido uma média. Gomes ainda mencionou que Bagé foi o primeiro município com mais de 100 mil habitantes, no Rio Grande do Sul, que atingiu 100% da população-alvo com a primeira dose, e é um dos mais vacina com a segunda. 


Há AstraZeneca para segundas doses


A Secretaria da Saúde autorizou que pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina AstraZeneca, que estejam com a segunda em atraso (mais do que oito semanas de intervalo), possam receber a segunda dose com a Pfizer. Gomes, porém, enfatizou que isso não será necessário em Bagé, já que há AstraZeneca disponível. 

Vale destacar que 121 cidades haviam relatado sobre a falta de AstraZeneca para a segunda dose da população. Inclusive, o Estado pediu ao Ministério da Saúde mais 75 mil doses de AstraZeneca. A previsão é que esse lote seja recebido no Estado entre o fim desta semana e o início da próxima. Além disso, na terça, a secretaria realizou a distribuição de 450 mil doses de Pfizer para todos os municípios.

Atualmente, a data de corte da AstraZeneca em Bagé é o 15 de agosto. Ou seja, quem recebeu a primeira dose da vacina até dia 15 de agosto já pode procurar pela segunda. Ainda que não seja preciso recorrer à intercambialidade de vacinas, Gomes admitiu que tal possibilidade gera segurança, sobretudo para a população. Ele fez um apelo aos bageenses: que procurem pela segunda dose. O coordenador comentou que, nesta semana, as equipes vacinaram pessoas que estavam com quatro, cinco meses de atraso na imunização. Ass, o pedido é que fiquem atentos às datas de corte para se vacinarem o quanto antes.


Delta na região

Em nota, a Secretaria de Saúde de Lavras do Sul confirmou que foi identificada, no município, a variante Delta do coronavírus. O apelo foi para que a população reforce as medidas de proteção, com o usos de máscaras, e evite aglomerações. "Tomando essas medidas no nosso município podemos evitar que o vírus se propague, já que a capacidade de transmissão por essa variante é maior", pontuou a pasta, por meios a nota. Lavras do Sul tem 19 casos ativos da doença. 

Planetário tem atividades intensas e destaque internacional Anterior

Planetário tem atividades intensas e destaque internacional

Mudança de prédio da Saúde pode  gerar economia Próximo

Mudança de prédio da Saúde pode gerar economia

Deixe seu comentário