BAGÉ WEATHER

Exposição

Mostra resgata a tradição e religiosidade de Auxiliadora

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Vitrais alusivos a festa da copadroeiro faz parte dos costumes

O mês de maio é dedicado a Maria no rito católico. No dia 24, Bagé comemora a festa da copadroeira do município - Nossa Senhora Auxiliadora. Nesse contexto, o Centro Histórico Santa Thereza reabre as portas para a realização de eventos. Neste domingo às 16h, na capela acontece a abertura da Mostra Iconográfica e Documental. A iniciativa rememora e enaltece a tradição das velas votivas.

Estarão em exposição na capela Santa Thereza, 70 quadros com imagens de Auxiliadora, de diversos países.

Os integrantes da Associação Pró Santa Thereza, Marilu Teixeira da Luz, Heloísa Beckmann e Sávio Machado visitaram a redação do Folha do Sul , onde detalharam o que é esse evento que, tem cunho religioso e cultural.

A falar sobre a tradição das velas votivas em Bagé, Machado enfatizou que, essa é a única experiência de manifestação devocional já vista no Brasil.

Para essa temporada, a equipe de profissionais da cultura da Associação Pró-Santa Thereza, apresenta o reencontro que vai celebrar a temática Mariana, reunindo a pesquisa histórica, a iconografia fotográfica, a literatura, o teatro e a preservação da memória.

A mostra reúne acervo com mais de 70 imagens, com a reflexão sobre o patrimônio material, humano e imaterial. São fotografia em dimensões de 20X30, que mostram a edificação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Bagé, nas décadas de 20 e 30.

As peças que compõem a mostra, foram fotografadas em diversos lugares ao redor do mundo, como igrejas, colégios, igrejas, capelas e imagens das procissões de Nossa Senhora Auxiliadora pelas ruas de Bagé nas noites do dia 24 de maio.

Acompanha a mostra, que leva a assinatura do historiados Cláudio Boucinha, um painel com textos explicativos sobre as primeiras edição da festa de Auxiliadora e a procissão luminosa.

Completam a mostra documental, a crônica "Do empireo és soberana", de José Carlos Teixeira Giorgis, o texto "A velha Auxiliadora", do padre salesiano Tarcísio Luis Brasil Martins e o poema "Cântigo", de Rafael Ribas (in memorian).

Durante o evento, terá uma sessão especial no Teatro Santo Antônio, onde Marilu Teixeira da Luz e Heloisa Beckmnn irão interpretar o poema Mariaria, de Ernesto Wayne.

Evento

A Mostra Iconográfica e Documental - A Tradição das Velas Votivas tem curadoria de Sávio Machado. Acontece de 16 de maio a 29 de junho, de segunda a domingo nos horários das 14h às 18h. Estará aberta para visitação das escolas mediante agendamento com Renar Rodrigues - pelo celular (53) 999 078992.

O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e realização da Associação Pró Santa Thereza.


Mais de 13 mil crianças podem receber vacina contra a gripe Anterior

Mais de 13 mil crianças podem receber vacina contra a gripe

Pesquisa aponta aumento de depressão em jovens Próximo

Pesquisa aponta aumento de depressão em jovens

Deixe seu comentário