BAGÉ WEATHER

Nova faixa

Mais de 13 mil crianças podem receber vacina contra a gripe

Reprodução FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Pequenos podem receber doses nos postos de Saúde

Crianças de 5 a 9 anos já podem receber a imunização contra a gripe. A vacina, atualmente, tem como público-alvo, então, crianças maiores de 6 meses até os 9 anos. Em Bagé, são mais de 13,2 mil crianças que podem se vacinar, conforme detalhou a coordenadora de Imunizações do município, Tatiana Miranda. Isso em todas as unidades de Saúde, que atendem de segunda a sexta-feira.

A Secretaria da Saúde do Estado e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde decidiram ampliar os grupos elegíveis para a vacinação contra a gripe desde o tem. Além das crianças de 5 a 9 anos, agora também podem buscar as doses os adultos com 55 anos ou mais. A coordenadora de Imunizações do município confirmou que já ocorre a distribuição para está faixa etária também em Bagé.

De acordo com divulgação do Piratini, o Rio Grande do Sul já registrou, neste ano, 272 casos de internações em decorrência da influenza. Além disso, um total de 41 mortes decorrentes de complicações da doença foram registradas. A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, elucidou que "estes dois novos grupos concentram os maiores coeficientes de internações entre os não elegíveis para a campanha e necessitam de proteção". A fala justifica a decisão.

Vale lembrar que a primeira etapa da campanha deste ano foi aberta em 4 de abril para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde. As crianças maiores de 6 meses a menores de 5 anos tiveram o início da sua fase antecipado, em 25 de abril. No último dia 2 de maio, passaram a estar liberados para a imunização os demais grupos prioritários, como gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, entre outros.

A Rainha da Fronteira já havia vacinado contra a influenza, até a última terça-feira, um total de 1 960 crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos. A pasta divulga os números semanalmente, sempre às terças. De acordo com a coordenadora, o público-alvo era de 7 202 crianças e, agora, soma-se mais seis mil com a faixa dos 5 aos 9 anos. Vale destacar que a campanha nacional de vacinação contra a Influenza ocorre até 3 de junho.


Esquema de doses

Caso a criança esteja fazendo este ano pela primeira vez a vacinação contra a influenza, ela deverá fazer duas doses, com 30 dias de intervalo entre elas. Se ela já fez a vacina da gripe em algum outro ano, o esquema é de dose única, assim como é para as demais idades. A vacinação contra a influenza e contra o sarampo (vacina tríplice viral), que também está aberta, pode ocorrer no mesmo momento.


Vacina influenza trivalente

A vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde é produzida pelo Instituto Butantan. "A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B", informou divulgação da Secretaria estadual de Saúde.


Onde vacinar

A vacina contra a gripe para a criançada está disponível em todas as unidades de Saúde de segunda a sexta-feira. No posto Camillo Gomes, o atendimento ocorre, inclusive, ao meio-dia. No caso dos adultos, também é possível se vacinar no Clube Comercial, que atende de segunda a sexta-feira e também aos sábados, das 9h às 17h.

Dia do Desafio tem atrações com inscrições abertas Anterior

Dia do Desafio tem atrações com inscrições abertas

Mostra resgata a tradição e religiosidade de Auxiliadora Próximo

Mostra resgata a tradição e religiosidade de Auxiliadora

Deixe seu comentário