BAGÉ WEATHER

Covid-19

Média de positivações tem sido de 40% dos testes

Arquivo/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ações de desinfecção de locais públicos voltarão a ocorrer

De 478 testes realizados no ginásio da Escola São Pedro, na terça-feira, 238 positivaram. Ou seja, praticamente metade. O índice de positivações, na maior parte do mês de janeiro, era de 40%, em média. Ou seja, a contaminação pela nova variante do coronavírus está aumentando vertiginosamente e ainda deve atingir o pico, previsto para o final do mês de fevereiro.

De acordo com o último boletim publicado antes do fechamento da edição, mais de 1,3 mil pessoas estão em isolamento domiciliar. Até a noite de terça, havia 17 pessoas internadas na Santa Casa de Caridade, quatro delas na UTI, inclusive uma criança. Deste total, três são pacientes de outras cidades. Vale mencionar que, nessa quarta, Bagé chegou a marca de 305 mortes decorrentes de complicações da covid-19.

Um homem de 72 anos morreu, na noite de terça, na unidade clínica da Santa Casa. Outro, de 60, morreu ontem, também na unidade clínica da casa hospitalar. Os dois, segundo divulgação da Secretaria de Saúde, enfrentavam comorbidades. Vale mencionar, porém, que ocorreram cinco óbitos nos últimos sete dias em Bagé.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, garantiu que a média de positivados tem se mantido entre 40% e 30% do total de testes realizados. Gomes, aliás, pediu que a população tenha bom senso ao procurar pelos testes no ginásio da Escola São Pedro. Acontece que muitos procuram porque querem viajar e o apelo é para que os testes sejam para aqueles que realmente precisam. Vale lembrar, porém, que os testes têm sido em livre demanda. Ou seja, não é necessário apresentar sintomas para ser submetido ao procedimento.

Nessa quarta, 400 pessoas foram testadas: foram distribuídas 200 fichas pela manhã e mais 200 à tarde. Sobre a fiscalização dos protocolos, Gomes garantiu que está bastante satisfeito: o comércio tem cumprido as medidas e não deixa nenhum consumidor acessar o estabelecimento sem máscara, segundo avaliou. O coordenador também comentou que notou que os bageenses voltaram a usar máscaras na rua, o que não estava tão comum.


Orientação é pela manutenção dos protocolos

Apesar da reportagem também ter verificado que, em alguns horários, muitos bageenses, pela ruas, utilizam a proteção, noutros, sobretudo quando as temperaturas estão mais altas, os acessórios - tão imprescindíveis - são dispensados. Gomes garantiu que a orientação segue a mesma: a utilização das máscaras de proteção segue obrigatória em locais fechados e o alerta é para que seja mantido em locais abertos. O principal, mencionou, é manter o distanciamento.

Gomes ponderou que, em locais abertos, 200, 300 pessoas aglomeradas é o mesmo que estar em um local fechado. O pedido, assim, é para que não haja aglomerações. O coordenador ainda revelou que a Vigilância em Saúde, já nos próximos dias, deve realizar novas ações de combate ao coronavírus: são aquelas que foram prática no início da pandemia, como a desinfecção, a sanitização de locais com grande circulação - pontos públicos da cidade, como paradas de ônibus e acessos a hospitais. A intensificação também será por meio da testagem da população. Ele mencionou que já foram feitos testes nos asilos da cidade e que não há nenhum surto nas instituições.

Sobre a vacinação, o coordenador garantiu que a procura tem sido expressiva no Clube Comercial. Só ontem, mais de 800 adultos foram vacinados. Ocorre que, nestes dias, a Saúde espera vacinar, com a terceira dose, cerca de sete mil pessoas que já podem receber o reforço. Em média, a vacinação tem sido de 900 a mil pessoas por dia. Crianças, ontem, foram mais de 400. Mas a expectativa é que nesta quinta esse número seja maior, já que, desde ontem, crianças de 5 anos sem comorbidades podem receber a dose da vacina contra a covid-19.

Economista explica como aumento da Selic impacta vida de todos Anterior

Economista explica como aumento da Selic impacta vida de todos

Caminho da Luz terá Programa TEAcolhe RS a partir de fevereiro Próximo

Caminho da Luz terá Programa TEAcolhe RS a partir de fevereiro

Deixe seu comentário