BAGÉ WEATHER

Atendimento

Caminho da Luz terá Programa TEAcolhe RS a partir de fevereiro

Divulgação/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Trâmites burocráticos ainda devem ser solucionados

Nos próximos dias o Caminho da Luz será, oficialmente, a sede de um dos centros regionais de referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA). Anunciado pelo Governo do Estado em outubro de 2021 como parte do programa TEAcolhe, o projeto do Caminho da Luz é um dos oito no Rio Grande do Sul que tiveram a proposta habilitada. Apenas pequenos detalhes burocráticos, que devem ser resolvidos ainda esta semana, impedem a efetivação do Centro de Referência Regional na instituição. O empenho com o aporte de recursos já foi realizado pelo Estado.

A proposta do Caminho da Luz conta com uma equipe multidisciplinar com 14 especialidades, que servirá como suporte para o atendimento aos municípios que compõem a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde. Além de Bagé, fazem parte as cidades de Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul. O atendimento terá como pilares as áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.

O programa

O programa TEAcolhe, lançado em abril do ano passado pelo governo do Estado, tem como objetivo organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias. O programa busca envolver escolas, postos de saúde, centros de atendimento e comunidade, atuando de forma integrada.

De acordo com o presidente do Caminho da Luz, José Artur Martins Maruri dos Santos, por meio da assessoria de comunicação da instituição, houve um incremento no valor do repasse previsto para o programa. Inicialmente, o recurso mensal seria de R$ 20 mil, mas com a virada do ano ocorreu uma atualização e o valor será de R$ 30 mil. O TEAcolhe prevê a estruturação de sete Centros Macrorregionais e 30 centros regionais de referência para atendimento do autismo.

Assim que os últimos trâmites forem solucionados, o Centro Regional no Caminho da Luz começa a operar - já com vigência retroativa a janeiro de 2022. "Iremos começar imediatamente após a assinatura do contrato. Já começamos, nesta semana, a reestruturar a equipe técnica para servir de base no projeto", reforça o presidente.


Média de positivações tem sido de 40% dos testes Anterior

Média de positivações tem sido de 40% dos testes

Núcleo pede ajuda para manter atendimentos gratuitos Próximo

Núcleo pede ajuda para manter atendimentos gratuitos

Deixe seu comentário