BAGÉ WEATHER

Taxa

Economista explica como aumento da Selic impacta vida de todos

Arquivo/FS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Taxa elevada faz com que haja redução de consumo

O Comitê de Política Monetária, o Copom, decidiu subir a Selic para 10,75%. Trata-se do oitavo aumento consecutivo da taxa básica de juros. Mas, afinal, o que isso significa e o quanto tal índice, na casa dos dois dígitos, impacta a vida do cidadão? O economista Eduardo Palmeira esclareceu que, quando há um aumento da taxa Selic, todas as linhas de crédito ficam mais caras.

"Elas ficando mais caras é uma das maneiras para o governo também ajudar a refrear a demanda. Quando o consumo está alto, o governo refreia a demanda aumentando a taxa de juros", contextualizou.

Na prática, exemplificou o economista, quem costuma recorrer a consignados vai ter os juros dos seus empréstimos aumentados. Esse aumento da taxa Selic também é uma estratégia para controlar a inflação. Porém, há duas situações: ao mesmo tempo que a elevação da taxa diminui o consumo, reduz, também, a produção. E isso vai impactar o crescimento do país.

"Ela (a taxa) também pode ajudar a controlar a inflação. Com juros maiores e o crédito mais caro, há um desestímulo ao consumo, mas, por outro lado, também há desestímulo à produção. E, não havendo produção, não há crescimento do país em termos de Produto Interno Bruto", esclareceu.

Assim, o economista elucidou que o aumento da taxa afeta a vida de todos, tendo em vista tais aspectos citados. "A nossa vida acaba ficando mais cara", resumiu.

Vale mencionar que a taxa Selic volta a ter dois dígitos após quatro anos. Quando comparado ao último percentual praticado, o primeiro reajuste de 2022 representa um aumento de 1,5 ponto percentual. Por ser o oitavo reajuste consecutivo, analistas do mercado financeiro já apontam um novo aumento em março, quando a taxa Selic deve chegar a 11,75% e assim permanecer pelo menos até o final do ano.

Também é importante mencionar que a inflação fechou 2021 em 10,06%, e esse foi o maior índice registrado desde o ano de 2015. Para 2022, o mercado financeiro já prevê inflação acima dos 5%.

Descida do Camaquã acontece no final de fevereiro Anterior

Descida do Camaquã acontece no final de fevereiro

Média de positivações tem sido de 40% dos testes Próximo

Média de positivações tem sido de 40% dos testes

Deixe seu comentário