BAGÉ WEATHER

Covid-19

Mais de mil positivados: 16 estão hospitalizados

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Quatro pessoas estavam em leitos do Hospital Universitário

Até o boletim divulgado no domingo, 986 pessoas estavam em isolamento domiciliar com confirmação para a covid-19. O número de internados também aumentou: havia 12 em leitos clínicos da Santa Casa e mais dois em UTIs (um na pediátrica). Além disso, quatro pessoas estavam internadas no Hospital Universitário. Do total de 16 hospitalizados, vale mencionar que quatro são de outras cidades, inclusive a criança que está na UTI. "O número de pessoas infectadas é dramático", admitiu o secretário-adjunto de Saúde, o médico Ricardo Necchi. "Muito maior do que em todos os outros momentos", lembrou. Por outro lado, ele destacou que o número de internações não é proporcional.

Necchi ponderou que, na semana que vem, o número de positivados deve bater todos os recordes da pandemia de coronavírus, mas ele enfatizou que a imensa maioria são pessoas que não têm qualquer sintomas ou são muito leves. Até mesmo quem tem internado - pelo menos a maioria, já que ontem houve o óbito de um homem de 60 anos, com comorbidades - demanda dos hospitais por poucos dias. Segundo ele, assim, a Saúde está conseguindo atender a todos. "Está sob controle", definiu, ao lembrar que houve aumento no número de leitos justamente para atender esse "boom" de casos. Acontece que desde ontem há 10 leitos clínicos disponíveis na Unidade de Pronto-Atendimento, a UPA 24 Horas.

Necchi, porém, voltou a mencionar o aumento de casos de covid-19 em crianças e o quanto elas têm demandado por internações. Assim, enfatizou: "Precisamos agilizar esse processo de vacinação". O apelo é para que os pais levem os filhos ao ponto de vacinação (desde essa segunda-feira no Clube Comercial). Questionado sobre a mudança do local da imunização, se deve ter como consequência um aumento na demanda, o médico esclareceu que funcionará tão bem quanto no São Pedro. "No São Pedro funcionou muito bem", argumentou.

Para o secretário-adjunto, o mais importante é ter um local que seja referência para a população quando o assunto for vacinação contra a covid-19. É claro que admitiu que tal local, no centro da cidade, facilitará e muito para os bageenses, que por vezes vão resolver seus problemas e podem até mesmo buscar a imunização a partir de agora. Vale lembrar que a vacinação que ocorreu na praça do Coreto, em dezembro e também no início deste ano, foi muito bem sucedida. Para Necchi, a população "criará o hábito" de ir até o Comercial para a vacinação, como foi com o São Pedro.

Por fim, o médico avaliou que Bagé está em uma situação que é muito diferenciada: ele sustentou que a cobertura vacinal é excelente e que a população costuma atender o chamado dos órgãos de Saúde. O pedido é que isso ocorra também com a vacinação das crianças. Ele lembrou que se o número de internações não é proporcional ao montante de casos é justamente por causa da vacinação. O médico, inclusive, revelou que o movimento no primeiro dia no Clube Comercial foi muito bom. "O povo está fazendo sua parte", garantiu.

Saúde comemora melhor dia de vacinação das crianças Anterior

Saúde comemora melhor dia de vacinação das crianças

Saúde abre 10 leitos clínicos para covid-19 na UPA Próximo

Saúde abre 10 leitos clínicos para covid-19 na UPA

Deixe seu comentário