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Comércio

Liquidação é estratégica para o comércio

Niela Bittencourt imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Descontos chegam a 50% em peças de inverno

Muitas lojas começaram a liquidar produtos de inverno logo após o Dia dos Pais. As promoções têm sido uma prática bastante adotada neste 2021. Em variados períodos foi possível verificar promoções diversas, inclusive semanas antes de datas consideradas importantes para o comércio. Dias antes do domingo dos pais, por exemplo, algumas empresas destacavam ofertas para atrair consumidores e outras ofereciam descontos de até 20% nos itens do setor masculino para pagamento à vista. Outra estratégia adotada foi liquidar peças de setores feminino e infantil para alavancar as vendas do período - ao entrarem para garantir um presente para os pais, muitos consumidores aproveitavam os descontos nos outros departamentos.

A Associação Comercial e Industrial de Bagé, segundo o presidente Ricardo Souza, conversou com alguns varejistas, que apontaram que as promoções se estendem desde maio. Ou seja, de fato, foram antecipadas. Como nós 'iniciamos o inverno' antes - no mês de maio já estávamos com frios bem relevantes -, o comércio em geral acredita que possa entrar o verão um pouco antes também, ou seja, o calor pode chegar um pouco antes. Então, o comércio, sabendo que pode começar a aquecer um pouco antes, está com esses descontos agora para que consiga colocar o seu estoque na rua e liberar o máximo possível dos seus espaços já para a chegada dos produtos de verão", explicou o representante.

Ele mencionou que as promoções estão generalizadas, mas que esta é uma prática muito comum, ainda que, com a pandemia, também seja uma forma de liquidar os estoques, que, mesmo após o Dia dos Pais, estão grandes. "É uma prática normal do comércio. A gente sabe das dificuldades com essa pandemia, e soubemos que os estoques, mesmo com toda a comercialização que a gente teve no Dia dos Pais e, principalmente, nos últimos dois meses (quando ocorreu uma aquecida no comércio local), os estoques ainda estão altos e as empresas em recuperação", elucidou.

Souza revelou, ainda, outra situação. "A intenção do comércio é colocar esse produto na rua, baixar o seu estoque, também para capital de giro. As empresas vêm com certa dificuldade financeira - muitas delas até recorrendo a empréstimos -; então, para que os empresários consigam fazer caixa e ter, nesse final de ano, uma tranquilidade maior, os descontos antecipados se tornam necessários para essa entrada de caixa nas empresas", sustentou.

Vale mencionar que as promoções variam e já é possível encontrar botas e outros calçados de inverno pela metade do preço. Em algumas lojas, as peças em lã também estão com 50% de desconto. Os percentuais, porém, variam muito: os mais altos são para pagamentos à vista. Em uma loja de confecções e calçados, o gerente Matheus Lago chegou a comentar que os descontos de peças de estoque devem chegar a 50%. Antes do Dia dos Pais, algumas ofertas também foram estratégicas para mudar um hábito do consumidor no período, que sempre optava por lembrancinhas. Ao colocar camisetas, calças e sapatênis em promoção, a loja conseguiu "barrar" a preferência por meias, cuecas e cintos.

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