BAGÉ WEATHER

Expectativa

Lideranças de Bagé avaliam realização da Expointer

Divulgação/ABCCC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Freio de Ouro é uma das maiores atrações da feira

A 44ª edição da Expointer foi confirmada pelo governo do Estado e irá acontecer entre os dias 4 e 12 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio. A feira agropecuária, que é uma vitrine para a produção gaúcha, terá controle de público e restrições, atendendo a implementação de rigorosos protocolos sanitários. A versão digital do evento, a exemplo do ano passado, também será mantida. Esse é o segundo ano em que a Expointer é realizada em meio à pandemia.

Bagé, ao longo dos anos, marca presença na feira agropecuária com os mais diferentes núcleos de criadores de raças. Por isso, a reportagem do jornal Folha do Sul conversou com lideranças do setor sobre a realização do evento que evidencia a pecuária e a agricultura.

O presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Geraldo Brossard Corrêa de Melo, enalteceu a importância da Expointer - que, segundo ele, é crucial para o agronegócio. O dirigente enfatiza que é a maior feira do Rio Grande do Sul e uma das maiores do mundo do agronegócio, e que isso, por si, já fala a importância do evento. "A Expointer é um balizador de negócios para as feiras de primavera, principalmente no que se refere à venda de reprodutores bovinos e à grande festa do cavalo crioulo, com a realização da tradicional festa do Freio de Ouro e a prova de morfologia, que é muito concorrida, que é a nossa vitrine maior, mas infelizmente ainda estamos enfrentando esse momento de pandemia, mas a nossa Expointer, com certeza, é de muita relevância", pontua o presidente da Rural. 

O presidente da Associação Brasileira de Ovinos Naturalmente Coloridos (Abconc), Oscar Francisco Colares (Cacaio), avaliou como muito importante a realização da Expointer porque, conforme ele, a feira é o palco de grandes negociações, e isso movimenta a economia gaúcha. "Com certeza este ano temos tudo para que a maior feira do Estado seja um sucesso", mencionou.

O coordenador da Regional Fronteira da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), Milton Brasil, informou que  no final deste mês os coordenadores regionais irão se reunir para discutir como vai ser a participação da entidade da Expointer. "Isso só será decidido na reunião que faremos, mas, com certeza, estaremos participando, sim, da Expointer", assegura Brasil.

 Pujança da raça crioula

O presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, Fausto Costa, afirmou que as expectativas para essa edição são as melhores porque uma das provas tradicionais, o Freio de Ouro, hoje não é apenas com animais do Brasil, e sim, também, com animais dos países do Mercosul.

Ele lembrou que cavalos de Bagé e da região conquistam prêmios e colocações nas diferentes provas da raça crioula.

Costa enfatizou que o núcleo de Bagé foi um dos únicos que conseguiu realizar as provas de Morfologia Passaporte para a Expointer, onde foram classificados oito animais para as provas de Morfologia e animais para as provas do pré-Freio de Ouro e Bocal de Ouro.

Ao ser questionado sobre a realização da Expointer, Costa  disse que a feira é um balizamento do que se está sendo produzido pelos crioulistas.  

Bagé mantém racionamento neste inverno Anterior

Bagé mantém racionamento neste inverno

Município assina termo para reabertura do IPE Próximo

Município assina termo para reabertura do IPE

Deixe seu comentário